Banda Limão com Mel. Foto: Reprodução / Redes sociais
Nesta quarta-feira, 14 de maio, o município de Abreu e Lima comemora 43 anos de emancipação política com uma programação especial voltada à valorização da cultura local e à celebração da história da cidade. As festividades acontecerão no Pátio Antônio Vitalino, a partir das 17h30, e incluem solenidade oficial, apresentações culturais e shows musicais.
A programação tem início com a cerimônia comemorativa, que contará com o tradicional corte do bolo e a participação de autoridades locais. Às 19h, a festa segue com atrações musicais que destacam a identidade cultural do município.
O grupo As Filhas de Baracho abre a programação artística, prestando homenagem ao mestre da ciranda Antônio Baracho, figura emblemática da cultura popular pernambucana.
Na sequência, o grupo Forró Sem Chinelo sobe ao palco com um repertório animado, misturando forró tradicional e elementos regionais, prometendo muito arrasta-pé e animação para o público.
Encerrando as comemorações, a banda Limão com Mel, um dos nomes mais consagrados do forró nacional, realiza um show especial com seus maiores sucessos. A apresentação marca o encerramento das celebrações do aniversário do município. Vale ressaltar que a entrada é gratuita.
A Secretaria de Defesa Social (SDS) publicou, no Boletim Geral do último sábado, 10 de maio, a portaria número 2726, que regulamenta os procedimentos para solicitação de reforço de efetivo e realização de vistorias no São João 2025. Desta forma, os organizadores de eventos públicos ou privados dos festejos juninos, que estejam programados para acontecer no período entre 29 de maio e 29 de junho, têm até o dia 4 de junho para solicitarem a presença das forças de segurança.
Para fazer a solicitação, os interessados deverão preencher o formulário disponível no site www.eventos.sds.pe.gov.br, idealizado pelo Comitê de Segurança em Grandes Eventos (CSGE) da SDS. Após preenchido, será gerado automaticamente um processo online, comunicando o pedido às Operativas da SDS para a adoção das providências necessárias.
Importante ressaltar que os organizadores devem ficar atentos ao prazo de 15 dias de antecedência em relação à data de realização das festas juninas e que a secretaria reforçará a atuação apenas em eventos regularizados. Serão analisados os pedidos em ordem cronológica de recebimento dos protocolos, referentes às festividades realizadas no período de Pré-São João (29/05 a 19/06); São João (20 a 24/06) e pós-São João (25/06 a 29/06).
O gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Valdemio Gondim, ressaltou a importância dos promotores de eventos atentarem para os cuidados ou obrigações estabelecidas nas normas vigentes para o conforto e, sobretudo, segurança dos eventos.
“Além disso, será de responsabilidade dos organizadores apresentarem, no prazo de até 8 dias antes das festividades, no Batalhão de Polícia Militar que atende a área do evento, a autorização da prefeitura local com o respectivo deferimento. Em caso de cancelamento, o responsável legal deverá comunicar o fato por e-mail, com antecedência mínima de 5 dias úteis, enviando mensagem para o endereço grandeseventos@sds.pe.gov.br”, explicou o tenente-coronel Valdemio Gondim.
Em caso de haver utilização de trios elétricos ou estruturas físicas de apoio (palcos, camarotes e afins), a análise do projeto de segurança e a realização de vistorias devem ser solicitadas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), pelo site.
Como fazer
- Acessar o site;
- Na página Formulário de Eventos SDS-PE, realizar o cadastramento colocando e-mail e senha;
- Preencher os dados de informações pessoais, dados, detalhes, dias e condições do evento;
- Preencher a declaração de ciência e responsabilidade;
- Enviar a solicitação.
2
3
01:17, 12 Jul
23
°c
Fonte: OpenWeather
Para o atendimento, os pacientes podem ser encaminhados por sua respectiva Unidade Básica de Saúde, ou também pelo Hospital e Maternidade de Abreu e Lima.
O processo seletivo da Prefeitura de Abreu e Lima é destinado a candidatos de níveis médio, técnico e superior.
Testemunhas relataram que dois homens armados chegaram em uma motocicleta e atiraram contra um cliente que estava no local.
mais notícias
+