Técnico de enfermagem preso. (Foto: Divulgação/ PCDF)
Três técnicos de enfermagem foram presos pela Polícia Civil do Distrito Federal, suspeitos de envolvimento na morte de três pacientes da UTI do Hospital Anchieta, na região administrativa de Taguatinga. Os crimes aconteceram em novembro e dezembro do ano passado.
A polícia informou, nesta segunda-feira (19), que duas pessoas foram presas no dia 11 de janeiro e uma outra na última quinta-feira (15). Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
Um dos técnicos de enfermagem é investigado por provocar a morte dos pacientes ao aplicar, de forma indevida, um medicamento diretamente na veia das vítimas.
É o que detalha o coordenador de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa, o delegado Wisllei Gustavo Mendes Salomão.
"Ele preparou o medicamento, colocou na seringa, colocou também no jaleco, escondendo esse medicamento, e aplicou nas vítimas. Duas vítimas no dia 19 e uma vítima no dia primeiro. Ele contou também com a convivência de outras duas técnicas de enfermagem que estavam no local no momento da aplicação, uma auxiliou a buscar esse medicamento na farmácia e também estava presente no momento que foi ministrado o medicamento".
O Hospital Anchieta informou que, ao identificar circunstâncias atípicas relacionadas às mortes ocorridas na UTI, instaurou um comitê interno de análise.
Além disso, conduziu uma investigação em menos de vinte dias, que resultou na identificação de evidências envolvendo ex-técnicos de enfermagem.
O hospital enviou as informações às autoridades competentes, solicitou a instauração de inquérito policial e a prisão dos envolvidos, que já haviam sido desligados da instituição.
Um caso de agressão contra um profissional de saúde chamou a atenção no Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, na cidade do Crato, no Cariri cearense. No dia 9 de agosto de 2025, um paciente atacou fisicamente um técnico de enfermagem durante o atendimento, após uma discussão sobre a aplicação de um medicamento.
Vídeos gravados por uma pessoa que estava na unidade registraram parte do incidente. Nas imagens, o técnico de enfermagem aparece retirando o acesso do braço do paciente e pedindo que ele mantivesse “respeito” durante a conversa. O homem, no entanto, reagiu de forma exaltada e partiu para cima do profissional.
Durante a confusão, o técnico conseguiu imobilizar o agressor no chão até que outro funcionário chegasse para auxiliar. O episódio aconteceu na Sala de Medicação e gerou preocupação entre os pacientes e a equipe presente no momento.
2
3
4
02:03, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Thales Machado era genro do gestor municipal, Dione Araújo (UB), e escreveu, na noite da quarta-feira (11), uma carta aberta nas redes sociais.
As vendas de produtos eletrônicos eram feitas pela plataforma principal, mas os pagamentos eram redirecionados para empresas de fachada.
Juliana, de 27 anos, começou a passar mal rapidamente, com problemas respiratórios. Ela foi levada ao hospital, mas sofreu uma parada cardíaca e morreu.
mais notícias
+