Empresário que foi preso. Foto: TV Globo/Reprodução
O empresário Gilberto Claudino da Silva Júnior foi preso no Recife. Ele é apontado pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) como responsável por coordenar o esquema de desvios milionários de emendas parlamentares em Ipojuca. Foragido há um mês, ele se apresentou nesta manhã de quarta-feira, 5 de novembro.
De acordo com a PCPE, o empresário compareceu à Central de Flagrantes da Capital, no bairro de Campo Grande, Zona Norte da capital pernambucana, acompanhado de advogados. No local, foi cumprido o mandado de prisão preventiva expedido contra ele.
Gilberto é um dos alvos da Operação Alvitre, deflagrada pela corporação em 2 de outubro, que investiga fraudes e irregularidades na execução de emendas parlamentares destinadas ao município. Na ocasião, três mulheres foram presas, enquanto outros três homens continuam foragidos.
As investigações apontam que Gilberto é gestor da Faculdade Novo Horizonte, registrada sob a razão social Instituto Nacional de Ensino, Sociedade e Pesquisa (Inesp). A instituição é suspeita de ter sido usada pelo grupo criminoso para desviar recursos públicos por meio de cursos de capacitação com planos de trabalho inconsistentes e orçamentos superfaturados.
Segundo o inquérito, as verbas destinadas ao Inesp eram repassadas pelo Instituto de Gestão de Políticas do Nordeste (IGPN), considerado o principal beneficiário das emendas investigadas. O IGPN recebeu mais de R$ 6 milhões em menos de um ano provenientes dos repasses do município de Ipojuca.
A Polícia Civil informou que o empresário permanecerá à disposição da Justiça enquanto seguem as investigações sobre o esquema.
Em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, uma professora de 43 anos, identificada como Simone Marques da Silva, foi encontrada morta dentro da própria casa. O crime ocorreu na Rua Ana Maria Dourado na tarde da terça-feira, 28 de outubro.
De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), a vítima apresentada marcas de disparos de arma de fogo.
Através de uma nota, corporação informação que o caso foi registrado como homicídio consumado pela Força-Tarefa de Homicídios, na Região Metropolitana Sul.
1
2
15:57, 16 Nov
29
°c
Fonte: OpenWeather
A vítima, identificada como Emmanoel Araújo de Souza, de 45 anos, estava em serviço quando foi atingida por oito disparos.
A decisão saiu um dia depois de o suspeito ter conseguido liberdade provisória durante audiência de custódia.
Para o autor do projeto, o banco de dados visual trará maior agilidade nas ações de busca e contribuirá para a segurança das comunidades.
mais notícias
+