Pernambuco, 16 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Preso empresário investigado por desvios milionários de emendas parlamentares em Ipojuca

Foragido há um mês, Gilberto Claudino se apresentou nesta manhã de quarta-feira, 5 de novembro, na Central de Flagrantes, no Recife.

Gabriel Alves

05 de novembro de 2025 às 14:06   - Atualizado às 14:06

Empresário que foi preso.

Empresário que foi preso. Foto: TV Globo/Reprodução

O empresário Gilberto Claudino da Silva Júnior foi preso no Recife. Ele é apontado pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) como responsável por coordenar o esquema de desvios milionários de emendas parlamentares em Ipojuca. Foragido há um mês, ele se apresentou nesta manhã de quarta-feira, 5 de novembro.

De acordo com a PCPE, o empresário compareceu à Central de Flagrantes da Capital, no bairro de Campo Grande, Zona Norte da capital pernambucana, acompanhado de advogados. No local, foi cumprido o mandado de prisão preventiva expedido contra ele.

Gilberto é um dos alvos da Operação Alvitre, deflagrada pela corporação em 2 de outubro, que investiga fraudes e irregularidades na execução de emendas parlamentares destinadas ao município. Na ocasião, três mulheres foram presas, enquanto outros três homens continuam foragidos.

As investigações apontam que Gilberto é gestor da Faculdade Novo Horizonte, registrada sob a razão social Instituto Nacional de Ensino, Sociedade e Pesquisa (Inesp). A instituição é suspeita de ter sido usada pelo grupo criminoso para desviar recursos públicos por meio de cursos de capacitação com planos de trabalho inconsistentes e orçamentos superfaturados.

Segundo o inquérito, as verbas destinadas ao Inesp eram repassadas pelo Instituto de Gestão de Políticas do Nordeste (IGPN), considerado o principal beneficiário das emendas investigadas. O IGPN recebeu mais de R$ 6 milhões em menos de um ano provenientes dos repasses do município de Ipojuca.

Veja Também

A Polícia Civil informou que o empresário permanecerá à disposição da Justiça enquanto seguem as investigações sobre o esquema.

Professora morta em Ipojuca

Em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, uma professora de 43 anos, identificada como Simone Marques da Silva, foi encontrada morta dentro da própria casa. O crime ocorreu na Rua Ana Maria Dourado na tarde da terça-feira, 28 de outubro.

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), a vítima apresentada marcas de disparos de arma de fogo.

Através de uma nota, corporação informação que o caso foi registrado como homicídio consumado pela Força-Tarefa de Homicídios, na Região Metropolitana Sul.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:57, 16 Nov

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Vigilante da Compesa é morto a tiros.
Crime

Vigilante é morto a tiros em estação da Compesa em Goiana; suspeito é preso em flagrante

A vítima, identificada como Emmanoel Araújo de Souza, de 45 anos, estava em serviço quando foi atingida por oito disparos.

Homem que foi solto após matar Júlia Eduarda Andrade dos Santos, que estava grávida.
Revoiravolta

Justiça decreta prisão de homem que confessou matar ex-companheira grávida em São Bento do Una

A decisão saiu um dia depois de o suspeito ter conseguido liberdade provisória durante audiência de custódia.

Homem preso.
Projeto

Registro anual de presos é aprovado pela CCJ para agilizar recaptura em casos de fugas

Para o autor do projeto, o banco de dados visual trará maior agilidade nas ações de busca e contribuirá para a segurança das comunidades.

mais notícias

+

Newsletter