Pernambuco, 08 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Preso empresário investigado por desvios milionários de emendas parlamentares em Ipojuca

Foragido há um mês, Gilberto Claudino se apresentou nesta manhã de quarta-feira, 5 de novembro, na Central de Flagrantes, no Recife.

Gabriel Alves

05 de novembro de 2025 às 14:06   - Atualizado às 14:06

Empresário que foi preso.

Empresário que foi preso. Foto: TV Globo/Reprodução

O empresário Gilberto Claudino da Silva Júnior foi preso no Recife. Ele é apontado pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) como responsável por coordenar o esquema de desvios milionários de emendas parlamentares em Ipojuca. Foragido há um mês, ele se apresentou nesta manhã de quarta-feira, 5 de novembro.

De acordo com a PCPE, o empresário compareceu à Central de Flagrantes da Capital, no bairro de Campo Grande, Zona Norte da capital pernambucana, acompanhado de advogados. No local, foi cumprido o mandado de prisão preventiva expedido contra ele.

Gilberto é um dos alvos da Operação Alvitre, deflagrada pela corporação em 2 de outubro, que investiga fraudes e irregularidades na execução de emendas parlamentares destinadas ao município. Na ocasião, três mulheres foram presas, enquanto outros três homens continuam foragidos.

As investigações apontam que Gilberto é gestor da Faculdade Novo Horizonte, registrada sob a razão social Instituto Nacional de Ensino, Sociedade e Pesquisa (Inesp). A instituição é suspeita de ter sido usada pelo grupo criminoso para desviar recursos públicos por meio de cursos de capacitação com planos de trabalho inconsistentes e orçamentos superfaturados.

Segundo o inquérito, as verbas destinadas ao Inesp eram repassadas pelo Instituto de Gestão de Políticas do Nordeste (IGPN), considerado o principal beneficiário das emendas investigadas. O IGPN recebeu mais de R$ 6 milhões em menos de um ano provenientes dos repasses do município de Ipojuca.

Veja Também

A Polícia Civil informou que o empresário permanecerá à disposição da Justiça enquanto seguem as investigações sobre o esquema.

Professora morta em Ipojuca

Em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, uma professora de 43 anos, identificada como Simone Marques da Silva, foi encontrada morta dentro da própria casa. O crime ocorreu na Rua Ana Maria Dourado na tarde da terça-feira, 28 de outubro.

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), a vítima apresentada marcas de disparos de arma de fogo.

Através de uma nota, corporação informação que o caso foi registrado como homicídio consumado pela Força-Tarefa de Homicídios, na Região Metropolitana Sul.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:21, 08 Out

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Material radioativo encontrado.
Achado

Material radioativo roubado de van é encontrado pela Polícia intacto em terreno baldio

A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) orientou que o volume fosse mantido em uma área segura e que não fosse aberto ou manipulado.

Investigação apura o uso de mensagens para pressionar vítima a enviar quantias em dinheiro.
Extorsão

Mulher é presa suspeita de extorquir empresário para não revelar suposta traição à esposa

Investigação começou após a vítima relatar ameaças e transferências por Pix; suspeita foi localizada no interior do Ceará.

Polícia Federal
Ação

PM e ex-policiais são alvo de operação por venda de fuzis para facção no Rio; suspeitos foram presos

O grupo é suspeito de comércio ilegal de armas, vazamento de dados restritos da segurança pública e lavagem de capitais em benefício da facção criminosa, que atua no Complexo de Israel, na zona norte da capital fluminense.

mais notícias

+

Newsletter