Pernambuco, 07 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pastores do CV: investigação aponta que família de religiosos usava dinheiro da facção para luxar

Além disso, o casal de pastores e a filha, missionária, são investigados por supostamente utilizar um projeto social em um presídio para dar suporte ao Comando Vermelho.

Cami Cardoso

17 de julho de 2026 às 13:06   - Atualizado às 13:47

Pastores do CV: investigação aponta que família de religiosos usava dinheiro da facção para luxar

Pastores do CV: investigação aponta que família de religiosos usava dinheiro da facção para luxar Fotos: Reprodução

A Polícia Civil prendeu preventivamente a missionária Rhavenna Barcelos de Almeida, na quinta-feira, 16 de julho, durante a Operação Fariseus.

A ação investiga uma família de religiosos suspeita de utilizar um projeto social dentro de presídios para prestar apoio logístico, financeiro e de comunicação à facção criminosa Comando Vermelho.

Os pais da jovem, os pastores Nivaldo de Almeida e Orminda Carlos de Barcelos Almeida, também foram alvos de mandados de busca e apreensão.

O caso teve início após uma denúncia anônima apontar que a família usava o acesso à Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, para ingressar com celulares e carregadores destinados a detentos da segurança máxima.

Mesmo que a entrada dos aparelhos não tenha sido confirmada, as quebras de sigilo judicial revelaram um forte vínculo com o crime organizado.

Veja Também

A partir da análise dos dados obtidos, os investigadores mapearam uma extensa rede de contatos. Em liberdade, os suspeitos realizavam chamadas de vídeo com lideranças foragidas, faziam a ponte entre presos e familiares e intermediavam mensagens internas.

A investigação apurou que o grupo viajava frequentemente para comunidades dominadas pela facção no Rio de Janeiro, onde visitava criminosos e registrava fotos com fuzis, pistolas e rádios comunicadores. Inclusive, foram encontradas imagens de crianças portando armamento personalizado.

Além disso, as finanças da família demonstraram que os pastores utilizavam contas bancárias de terceiros para fracionar e ocultar dinheiro oriundo do Comando Vermelho.

Esses recursos teriam custeado veículos, procedimentos estéticos e viagens. Em conversas interceptadas, uma das investigadas chegou a solicitar um "salve", punição física severa aplicada pela facção, contra um homem suspeito de furto.

Atualmente, Rhavenna é apontada como a operadora logística do esquema familiar. O Poder Judiciário determinou o bloqueio bancário e a suspensão do acesso religioso dos suspeitos aos presídios. A defesa da jovem não quis se manifestar, e os advogados dos pastores não foram localizados.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:14, 07 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula sanciona lei
Segurança

Lula sanciona lei que aumenta punição a crimes digitais contra crianças e adolescentes

A lei endurece a pena do aliciamento quando houver uso de inteligência artificial (IA), deepfake, perfis falsos, promessa de vantagem ou aproveitamento de relação de confiança com foco em crimes de pornografia

Estudantes de 14 anos denunciam estupro coletivo em escola do Grande Recife; polícia investiga
Violência

Polícia investiga duplo estupro coletivo contra adolescentes em escola no Grande Recife

As duas menores de idade passaram por exames periciais, e as famílias registraram boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher. O caso também foi encaminhado ao Conselho Tutelar.

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira, 6 de agosto, a incineração de aproximadamente 500 quilos de cocaína.
Entorpecentes

Polícia Federal incinera cerca de 500 quilos de cocaína apreendidos pela PRF em operação contra o tráfico

Destruição da droga ocorreu com autorização judicial e contou com o apoio da PRF, BEPI e Vigilância Sanitária.

mais notícias

+

Newsletter