Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPRJ realiza perícia independente e acompanha familiares após megaoperação no Rio de Janeiro

Na última terça-feira (28), a operação conjunta das polícias Civil e Militar no complexo de favelas da Penha e do Alemão, resultou em 121 mortes.

Fernanda Diniz

31 de outubro de 2025 às 13:20   - Atualizado às 13:23

MPRJ realiza perícia independente e acompanha familiares.

MPRJ realiza perícia independente e acompanha familiares. Foto 1: Fernando Frazão/Agência Brasil Foto 2: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Subprocuradoria-Geral de Direitos Humanos e Proteção à Vítima (SUBDH), esteve nesta quinta-feira, 30 de outubro, no Instituto Médico-Legal (IML) Afrânio Peixoto, na zona portuária do Rio, para proceder com perícia independente e acolher familiares dos mortos durante a liberação dos corpos das vítimas da Operação Contenção. 

Na última terça-feira (28), a operação conjunta das polícias Civil e Militar no complexo de favelas da Penha e do Alemão, resultou em 121 mortes.

A equipe técnico-pericial do MPRJ atuou desde o recebimento dos corpos, realizando perícia independente em cumprimento às determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Supremo Tribunal Federal, no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 635), conhecida como ADPF das Favelas.

A perícia contou com uma equipe de oito profissionais, sob acompanhamento integral de um promotor de Justiça integrante do Ministério Público.

O Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV) manteve contato com entidades da sociedade civil e familiares das vítimas, prestando informações sobre os serviços disponíveis, com ênfase no acolhimento de pessoas enlutadas.

Veja Também

Além disso, ofereceu aos órgãos de Polícia Técnico-Científica a colaboração do Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas (PLID) para identificação de vítimas ainda não reconhecidas, bem como buscou, com esses órgãos, otimizar os fluxos institucionais voltados à identificação e à liberação dos corpos.

A Coordenadoria de Direitos Humanos e Controle de Convencionalidade manteve interlocução com outros órgãos públicos, entidades da sociedade civil e representantes comunitários, prestando esclarecimentos sobre a atuação institucional do Ministério Público — tanto na esfera coletiva, voltada à proteção dos direitos humanos, quanto na individual.

O MP esteve durante todo o dia nas dependências do IML e do prédio anexo do Detran, onde estavam os familiares das vítimas, junto com a Polícia Técnico-Científica, o Instituto de Pesquisa e Perícia Genética Forense e entidades da sociedade civil, a fim de dar transparência, independência técnica e respeito aos direitos das vítimas e de seus familiares.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:36, 14 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Esposa de secretário que matou os filhos após suposta traição teria recebido ameaças em velório
Atualização

Esposa de secretário que matou os filhos após suposta traição teria recebido ameaças em velório

Sarah Araújo precisou de escolta policial e precisou sair antecipadamente após clima de tensão.

Policiais do BEPI, da Polícia Militar de Pernambuco no Galo da Madrugada.
Reforço

Galo da Madrugada: Sábado de Zé Pereira tem quase 5 mil agentes de segurança nas ruas

O planejamento prevê atuação integrada das corporações, com reforço no patrulhamento terrestre e aéreo, utilização de tecnologia de reconhecimento facial.

Pedro Turra, ex-piloto de Fórmula Delta, acusado de agredir e matar um adolescente; e torturar amiga.
Agressões

Amiga de Pedro Turra diz ter sido torturada com choques nos seios: "Parou quando a arma descarregou"

O ex-piloto de Fórmula Delta está preso desde o dia 30 de janeiro, acusado de agredir e assassinar um adolescente de 16 anos.

mais notícias

+

Newsletter