Gerência de Operações de Segurança Foto: Divulgação
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap) entregou, nesta quinta-feira (30), a nova sede da Gerência de Operações de Segurança (GOS), instalada no Complexo Prisional de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do estado.
Anteriormente localizada no Complexo Prisional do Curado, a unidade passa a funcionar em um espaço de 690,37 metros quadrados, que foi reformado e ampliado com a utilização de mão de obra carcerária.
A nova estrutura conta com armaria, academia, estande de tiro, salas administrativas, alojamentos, refeitório, cozinha e banheiros, oferecendo melhores condições para as atividades operacionais desempenhadas pela equipe.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, a transferência da Gerência de Operações de Segurança para Itaquitinga pretende fortalecer a capacidade de resposta da Polícia Penal em ocorrências dentro do sistema prisional pernambucano.
A nova sede está localizada no mesmo espaço onde funciona a Academia da Polícia Penal de Pernambuco (APPE), o que deve facilitar a realização de treinamentos e capacitações dos policiais penais.
Além disso, a proximidade com os complexos prisionais de Itaquitinga e Araçoiaba poderá reduzir o tempo de deslocamento das equipes em situações de crise e operações de maior complexidade.
Segundo o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, a nova instalação representa um avanço para o sistema penitenciário estadual.
"A GOS integra o grupamento tático da Polícia Penal e essa nova estrutura representa um importante avanço para o sistema prisional, proporcionando melhores condições de trabalho aos policiais penais e ampliando a capacidade de resposta em situações de crise", afirmou.
A Gerência de Operações de Segurança integra a força tática da Polícia Penal e também coordena a Unidade de Operações com Cães (UNOC).
Entre as atribuições da equipe estão a realização de escoltas, condução de pessoas privadas de liberdade, revistas operacionais e intervenções em ocorrências de alta complexidade.
O gerente da GOS, Idalécio Firmino, destacou que a principal missão da unidade é garantir uma resposta rápida em casos de emergência dentro do sistema prisional.
"A nossa atuação é baseada em uma intervenção rápida, porque quanto mais rápida for a resposta, menor será o problema. Com a concentração de unidades prisionais na região, essas novas instalações terão grande importância para dar uma resposta em casos de sinistros nas unidades", explicou.
Segundo ele, a Gerência de Operações de Segurança foi criada para preservar a ordem e a disciplina no sistema prisional, atuando em ocorrências que exigem treinamento especializado e rápida mobilização das equipes.
1
2
3
19:15, 30 Jul
24
°c
Fonte: OpenWeather
Os números foram informados ao governo brasileiro pelas autoridades russas e ucranianas e contemplam apenas os casos oficialmente comunicados aos canais diplomáticos do Brasil
A investigação é sobre um suposto esquema de fraudes envolvendo descontos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
A investigação ganhou um novo desdobramento após declarações de Mori sobre a origem dos recursos utilizados para a criação da Pink Lash, empresa que antecedeu a fundação da Wepink
mais notícias
+