Durante o encontro, foram definidas estratégias operacionais que incluem o compartilhamento de informações de inteligência, investigações integradas e o reforço do policiamento ostensivo nas áreas de fronteira.
Forças de Segurança Pública de Pernambuco e Piauí alinham ações de combate à criminalidade na divisa. Foto: Divulgação/SDS
Representantes das Forças de Segurança de Pernambuco e do Piauí se reuniram na última sexta-feira, 25 de abril, em Araripina, no Sertão do Araripe, para discutir ações conjuntas de enfrentamento à criminalidade nas regiões de divisa.
O encontro faz parte do programa Juntos pela Segurança, do Governo de Pernambuco, que tem como objetivo promover operações integradas com estados vizinhos.
A reunião foi coordenada pela secretária Executiva de Defesa Social de Pernambuco, Dominique de Castro Oliveira, e pelo superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Matheus Zanatta. Estiveram presentes representantes das polícias Civil, Militar e Científica, além do Corpo de Bombeiros dos dois estados.
Durante o encontro, foram definidas estratégias operacionais que incluem o compartilhamento de informações de inteligência, investigações integradas e o reforço do policiamento ostensivo nas áreas de fronteira.
“Estamos institucionalizando essa parceria com o Piauí, como já fizemos com a Bahia, Paraíba e Ceará. A atuação conjunta fortalece o combate à criminalidade e proporciona mais segurança para as pessoas que vivem nas cidades de divisa”, destacou Dominique.
De acordo com a gestora, a presença coordenada das forças de segurança amplia os resultados para ambos os lados, gerando mais proteção à população.
O delegado Matheus Zanatta também ressaltou a importância da ação.
“Essa iniciativa de Pernambuco, em convidar o Piauí para uma operação integrada, é um exemplo de compromisso com uma segurança pública mais técnica, eficiente e voltada para quem mais precisa: o cidadão”, afirmou.
A faixa de divisa entre os dois estados abrange 11 municípios — cinco em Pernambuco e seis no Piauí. Em Pernambuco, a região é atendida por duas Áreas Integradas de Segurança (AIS 24 e 26), que incluem o 5º e o 7º Batalhão da PMPE e a 9ª Companhia Independente.
Somente em 2024, já foram realizadas seis operações integradas por Pernambuco, sendo três com a Bahia, duas com a Paraíba e uma com o Ceará. As ações reforçam o patrulhamento nas divisas, com bloqueios, abordagens e policiamento intensificado.
2
02:16, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A Guarda Municipal, por meio da equipe da Guarda Ambiental, foi acionada para uma ocorrência de maus-tratos a animal, que não resistiu aos ferimentos e morreu.
A criança estava internada em estado gravíssimo na UTI do Hospital Estadual de Itumbiara desde a noite de quarta-feira (11), quando foi atingida pelos disparos.
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
mais notícias
+