Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ex-delegado-geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, é assassinado a tiros em Praia Grande

Primeira vítima de ataque armado foi o delegado pioneiro na investigação do PCC em São Paulo, atualmente trabalhava na prefeitura.

Joice Gomes

15 de setembro de 2025 às 20:25

Ex-delegado-geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, é assassinado a tiros.

Ex-delegado-geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, é assassinado a tiros. Créditos: Divulgação/Reprodução

O ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira (15) durante um ataque violento na cidade de Praia Grande, no litoral paulista.

Detalhes do ataque

Imagens de câmeras de segurança capturaram o momento em que Fontes, em um carro, tentou fugir de criminosos armados, mas acabou colidindo contra um ônibus. Logo após, três homens fortemente armados com fuzis desceram de um segundo veículo e atiraram contra ele, causando sua morte no local.

Histórico na polícia

Ruy Ferraz Fontes destacou-se no início dos anos 2000 quando chefiava a Delegacia de Roubo a Bancos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sendo o primeiro delegado a investigar a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo, uma das maiores facções criminosas do país.

Formação e carreira

Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Civil pela Faculdade de São Bernardo do Campo, Fontes iniciou sua carreira como delegado titular em Taguaí. Atuou em unidades especializadas como o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).

Atuação recente

Em 2023, Ruy Ferraz Fontes assumiu a Secretaria de Administração da Prefeitura de Praia Grande, cargo que ocupava na atual gestão municipal iniciada em 2025.

Repercussão

A morte de Fontes gerou grande comoção no meio policial e político, dada sua trajetória dedicada ao combate ao crime organizado e à segurança pública. As investigações sobre o ataque estão em andamento pelas autoridades locais.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:08, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Secretário da prefeitura que se suicidou, ao lado dos filhos que ele matou antes.
Tragédia

Secretário de prefeitura mata os dois filhos a tiros e tira a própria vida em seguida

Thales Machado era genro do gestor municipal, Dione Araújo (UB), e escreveu, na noite da quarta-feira (11), uma carta aberta nas redes sociais.

Viatura da Polícia Civil de São Paulo.
Operação

Grupo chinês ligado ao PCC vira alvo por lavar R$ 1,1 bilhão na venda de eletrônicos no Brasil

As vendas de produtos eletrônicos eram feitas pela plataforma principal, mas os pagamentos eram redirecionados para empresas de fachada.

Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, que morreu e academia C4 Gym onde caso ocorreu.
Investigação

Polícia indicia donos de academia onde professora foi intoxicada após natação; mulher morreu

Juliana, de 27 anos, começou a passar mal rapidamente, com problemas respiratórios. Ela foi levada ao hospital, mas sofreu uma parada cardíaca e morreu.

mais notícias

+

Newsletter