Volta às aulas: Paulista suspende retorno, mas Recife mantém início do ano letivo Foto: Rodolfo Loepert / PCR
O início do ano letivo de 2025 na rede estadual e municipal de ensino do Recife e do Paulista programados para esta quarta-feira, 5 de janeiro, foram suspensos. A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) orientou os gestores escolares a avaliar as condições locais, garantindo o acolhimento dos estudantes que conseguirem comparecer às unidades. Se necessário, a suspensão do expediente em alguma escola será comunicada aos alunos, e a equipe escolar elaborará um cronograma para a reposição das aulas.
No município de Paulista, a forte chuva que afetaram a região desde a tarde de terça-feira, 4 de fevereiro, levou à suspensão das aulas no turno da manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro. A prefeitura informou que o expediente interno nas escolas e na Secretaria de Educação segue normalmente, para que seja avaliada a possibilidade de retomar as atividades nos demais turnos.
Com a demora para que as aulas fossem suspensas, o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE) exigiu a que a volta às aulas fossem adiadas na capital pernambucana devido às fortes chuvas que têm atingido a cidade.
O sindicato argumentou que com ruas alagadas, transporte comprometido e risco de deslizamentos, a segurança de professores e estudantes está em perigo.
SIMPERE exige suspensão imediata do dia letivo nas escolas municipais do Recife Ignorando alertas da APAC e do INMET, Secretaria de Educação segue sem se manifestar
O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE) exige a suspensão imediata do dia letivo diante das fortes chuvas que atingem a cidade. Com ruas alagadas, transporte comprometido e risco de deslizamentos, a segurança de professoras(es) e estudantes está em perigo.
Mesmo após os alertas emitidos pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Secretaria de Educação ainda não se pronunciou sobre a gravidade da situação.
Desde as primeiras horas da manhã, o SIMPERE está mobilizado em busca de respostas e medidas urgentes para proteger a comunidade escolar. A cada hora sem uma decisão baseada nos avisos meteorológicos, a Prefeitura do Recife coloca em risco a vida de centenas de trabalhadores e estudantes.
2
20:40, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
mais notícias
+