O relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado mostra que em abril a região metropolitana do Recife viu o número de adolescentes vítimas da violência armada triplicar.

Ao todo, 15 jovens entre 12 e 17 anos foram baleados no mês: 10 morreram e cinco ficaram feridos. Em 2023, nesse mesmo período, cinco adolescentes foram baleados e morreram. Em média, foi como se a cada dois dias um adolescente tivesse sido baleado na Grande Recife no último mês.

O número de adolescentes baleados em abril também é superior ao registrado nos meses anteriores. Em janeiro deste ano, 11 adolescentes foram baleados, em fevereiro, 13; e em março, 11. Ao todo, já são 50 adolescentes baleados nos primeiros quatro meses do ano.

SOBRE O FOGO CRUZADO

O Fogo Cruzado é um Instituto que utiliza tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida. 

Com uma metodologia própria e inovadora, o laboratório de dados da instituição produz mais de 50 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife, de Salvador e de Belém.

Através de um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado obtém e disponibiliza informações sobre tiroteios, verificados em tempo real, que são o único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina, que pode ser acessado gratuitamente pela API do Instituto.