Cayo Albino e seu pai, Sivaldo Albino. Foto: Divulgação
Com a morte de José Patriota (PSB), que veio a óbito nesta terça-feira, 17 de setembro, deputado estadual pelo PSB, uma vaga se abriu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).
O primeiro suplente do PSB, Davi Muniz, trocou de partido e atualmente está filiado ao PSD para disputar a reeleição como vereador do Recife. Por conta disso, passou a se discutir que a vaga deve ser do próximo suplente da lista socialista que é Júnior Matuto (PSB).
No entanto, Matuto é candidato à Prefeitura do Paulista, e caso seja eleito prefeito, a cadeira na ALEPE será passada para o segundo suplente, Cayo Albino, filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB).
O PSB considera a nomeação de Albino como a mais provável e está preparado para judicializar a questão caso surjam desafios ao processo.
O partido acredita que a vaga é legítima e será preenchida conforme a ordem de suplência estabelecida nas eleições de 2022.
O caso de Lucinha Mota, que perdeu seu mandato por infidelidade partidária, serve para o PSB como um exemplo relevante para reforçar sua questão no âmbito judicial.
Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias
A morte, na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, do deputado estadual José Patriota (PSB), gerou forte comoção no cenário político de Pernambuco. O parlamentar estava internado no Recife em tratamento contra um câncer no fígado.
José Patriota tinha 63 anos e fazia tratamento desde 2018. Durante esse período, presidiu a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), cargo que ocupou por cinco mandatos no período de 10 anos.
Desde o comunicado oficial da morte, várias notas de pesar e mensagens de solidariedade foram divulgadas. Entre os posicionamentos estão o da governadora Raquel Lyra, da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), do PSB, partido no qual era filiado e de prefeitos, vereadores e diversos nomes políticos.
2
02:38, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+