Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

VAGA NA ALEPE: Cayo Albino assumirá cargo? entenda situação

A nova vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco foi aberta após a morte de José Patriota nesta terça-feira (17).

Fernanda Diniz

17 de setembro de 2024 às 17:06   - Atualizado às 19:52

Cayo Albino e seu pai, Sivaldo Albino.

Cayo Albino e seu pai, Sivaldo Albino. Foto: Divulgação

Com a morte de José Patriota (PSB), que veio a óbito nesta terça-feira, 17 de setembro, deputado estadual pelo PSB, uma vaga se abriu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). 

O primeiro suplente do PSB, Davi Muniz, trocou de partido e atualmente está filiado ao PSD para disputar a reeleição como vereador do Recife. Por conta disso, passou a se discutir que a vaga deve ser do próximo suplente da lista socialista que é Júnior Matuto (PSB).

No entanto, Matuto é candidato à Prefeitura do Paulista, e caso seja eleito prefeito, a cadeira na ALEPE será passada para o segundo suplente, Cayo Albino, filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB). 

O PSB considera a nomeação de Albino como a mais provável e está preparado para judicializar a questão caso surjam desafios ao processo.

O partido acredita que a vaga é legítima e será preenchida conforme a ordem de suplência estabelecida nas eleições de 2022. 

O caso de Lucinha Mota, que perdeu seu mandato por infidelidade partidária, serve para o PSB como um exemplo relevante para reforçar sua questão no âmbito judicial.

Veja Também

Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias

Morte de Patriota

A morte, na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, do deputado estadual José Patriota (PSB), gerou forte comoção no cenário político de Pernambuco. O parlamentar estava internado no Recife em tratamento contra um câncer no fígado.

José Patriota tinha 63 anos e fazia tratamento desde 2018. Durante esse período, presidiu a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), cargo que ocupou por cinco mandatos no período de 10 anos.

Desde o comunicado oficial da morte, várias notas de pesar e mensagens de solidariedade foram divulgadas. Entre os posicionamentos estão o da governadora Raquel Lyra, da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), do PSB, partido no qual era filiado e de prefeitos, vereadores e diversos nomes políticos.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:38, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter