Ufpe Foto: divulgação
Um levantamento feito pela consultoria britânica Times Higher Education apontou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como uma das melhores do mundo. Na construção do ranking, o estudo avaliou 18 áreas do conhecimento, além de levar em consideração critérios como qualidade do ensino, internacionalização e impacto da pesquisa.
As instituições federais formavam maioria entre as que constavam na lista. Em Artes e Humanidades, 16 das 21 instituições eram UFs. Além da UFPE, entre as brasileiras que se destacaram nessas áreas estão a UFMG, de Minas Gerais, e UFRJ, do Rio de Janeiro. Na área da saúde, a Universidade Federal de Pernambuco também se destacou. De um total de 44 instituições brasileiras listadas, 55% eram federais,ou seja, a UFPE, faz parte de um grupo com 24 UFs.
Na Engenharia, a Universidade Federal de Pernambuco aparece ao lado de mais 28 instituições federais, que, juntas, representam um total de 69,5% das 42 universidades brasileiras ranqueadas. Na Ciência da Computação, 75,8% das universidades brasileiras ranqueadas eram institutos federais. A UFPE apareceu mais uma vez entre as que se destacaram, novamente ao lado da UFRJ e UFMG.
Na área de Educação, 66% das instituições que aparecem na lista são federais, ou seja, isso significa que 22 das 33 são UFs. Nessa categoria, a UF de Pernambuco aparece ao lado as melhores do país, como UFMG, UFRGS e UFMG.
Na área de Negócios e Economia, a UFPE se destacou entre as instituições federais, que representam 16 das 26 universidades brasileiras ranqueadas, ou seja, um total de 61,5%.
Além dessas áreas, a Universidade Federal de Pernambuco aparece na lista das melhores instituições nas áreas de Ciências Físicas e Psicologia.
2
20:19, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
mais notícias
+