Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Tremor de terra é registrado em Caruaru; é o quarto abalo do ano em Pernambuco

Até o momento, não existe relatos que os tremores tenham sido sentido por moradores no Agreste pernambucano.

31 de janeiro de 2025 às 09:14   - Atualizado às 10:03

O abalo sísmico foi detectado às 15h44, horário de Brasília.

O abalo sísmico foi detectado às 15h44, horário de Brasília. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

No estado de Pernambuco, já foi registrado quatro tremores de terra neste mês de janeiro. O último abalo sísmico foi registrado na última terça-feira, 28 de janeiro, quando o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) notificou um tremor no município de Caruaru, no Agreste pernambucano.

O abalo foi detectado às 15h44, horário de Brasília, com magnitude calculada em 2.1 na Escala Richter (mR). Até o momento, não há relatos de moradores que tenham sentido o tremor no local.

Este é o terceiro abalo registrado no Agreste de Pernambuco em janeiro, seguindo o sismo ocorrido em 16 de janeiro, também em Caruaru, com magnitude de 1.5 mR, e o de Belo Jardim, registrado em 12 de janeiro, com magnitude 1.8 mR.

Veja Também

Além disso, o município de Ouricuri, no Sertão do estado, também registrou um tremor de terra em 18 de janeiro, com magnitude de 2.2 mR. A atividade sísmica foi causada por uma detonação na região, mas sem grandes impactos.

Embora os tremores sejam comuns na região Nordeste, a maioria dos eventos sísmicos possui baixa magnitude e não causa grandes danos.

Caruaru

A área de Caruaru, em particular, é conhecida por registrar pequenos tremores devido à zona de cisalhamento Pernambuco-Leste, uma falha geológica que atravessa o estado e provoca movimentações sísmicas. Apesar disso, por estar localizada em uma zona geográfica intraplaca, o Brasil é raramente afetado por terremotos de grande magnitude.

Último abalo
Um tremor de terra de magnitude 2.2 na escala Richter foi registrado na manhã do dia 14 de novembro, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O evento sísmico ocorreu por volta das 9h28, com maior intensidade na região do Monte Bom Jesus, e foi sentido por diversos moradores da cidade.

O que diz o Monitoramento
Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pelo monitoramento sísmico na região, confirmou o registro e informou que a magnitude do sismo foi preliminarmente calculada em 2.2. Esse é o segundo tremor significativo detectado em Caruaru nos últimos dias. O último evento sísmico na cidade ocorreu em 28 de setembro, com magnitude de 1.6, também registrado pelo LabSis/UFRN.

Com informações da CNN Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:05, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

As praias da capital estão entre os atrativos mais buscados pelos visitantes.
Alternativa

Fugindo do Carnaval: destinos tranquilos para descansar

Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.

Carnaval de Olinda.
Carnaval

Em Olinda, noite do brega anima Polo do Carmo com shows nesta sexta (13); veja atrações

Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

mais notícias

+

Newsletter