A cerimônia é pública e entidades como Ministério Público, OAB, Forças Armadas, além dos partidos políticos e coligações foram notificadas caso queiram acompanhar o ato preparatório.
TRE-PE: geração de mídias das urnas eletrônicas inicia neste sábado (21) em todo Estado. Foto: Divulgação/TRE-PE
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) dará início no próximo sábado, 21 de setembro, a partir das 8h, à cerimônia de geração de mídias das urnas eletrônicas para o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, marcado para o dia 6 de outubro. O processo consiste em armazenar em mídias eletrônicas as informações dos candidatos, com nome, foto e número, além da relação de eleitoras e eleitores por seção eleitoral. Esta etapa do processo das eleições acontecerá nos 122 cartórios eleitorais do estado entre os dias 21 e 24 de setembro.
Confira aqui o calendário e os locais onde acontecerá a geração de mídias.
Na ocasião também são preparadas as mídias de resultado, para o armazenamento dos votos depositados nas urnas eletrônicas. Após todo o procedimento, essas mídias ficam reservadas até o dia da cerimônia de preparação das urnas, que acontecerá de 23 de setembro a 01 de outubro.
No Recife, a 7ª zona eleitoral, que abrange bairros da Zona Norte e Oeste, como Torre, Madalena, Ilha do Retiro, Iputinga e Cordeiro, será a primeira da capital a iniciar o processo de geração de mídia, que acontecerá no próprio cartório, localizado na praça do Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José.
A cerimônia é pública e entidades como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Forças Armadas, além dos partidos políticos e coligações foram notificadas caso queiram acompanhar o ato preparatório.
Os cartórios eleitorais de Pernambuco realizaram treinamentos para os mais de 90 mil mesários, presidentes de mesa e administradores de prédio que vão atuar nas Eleições 2024. Ao todo, entre mesários e apoio logístico, são quase 100 mil pessoas que vão trabalhar de forma voluntária nas eleições municipais.
No dia 28 de agosto, aconteceu a última sessão da capacitação oferecida pela 11ª Zona Eleitoral, em Jaboatão dos Guararapes, onde os participantes puderam aprender sobre todas as etapas do processo eleitoral. O treinamento contou com a participação do diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos.
Na ocasião, foram simulados procedimentos a serem adotados no dia da votação e repassadas informações acerca das atribuições de cada componente que integrará a mesa de voto.
“Nosso treinamento conta com uma parte teórica, na qual detalhamos os processos que serão executados, bem como um treinamento prático com a urna eletrônica”, explicou Ivson Sales, servidor da 11ª Zona Eleitoral, onde 1.304 mesários estão distribuídos em 326 seções.
Para a professora Lúcia Maria de Araújo, que atuará como presidente de mesa, o curso é fundamental para que o mesário consiga sanar todas as dificuldades que o eleitor tiver em relação ao voto.
Da redação do Portal com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.
3
09:23, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+