Pessoa segurando cordão do Espectro Autista. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN-PR
Pernambuco tem 105.852 pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que representa 1,2% da população do estado. O dado é do Censo 2022, divulgado na sexta-feira, 23 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O percentual pernambucano é igual à média nacional. Em todo o Brasil, 2,4 milhões de pessoas declararam ter recebido o diagnóstico de autismo feito por um profissional de saúde.
Apesar dos números inéditos, especialistas alertam que o total pode ser ainda maior. O Brasil enfrenta um problema crônico de subdiagnóstico, sobretudo em camadas mais vulneráveis da população, onde o acesso a serviços de saúde e acompanhamento especializado é mais limitado.
Com os 105 mil casos registrados, Pernambuco ocupa a oitava posição entre os estados com maior número absoluto de pessoas diagnosticadas com TEA. Os líderes do ranking são:
A capital Recife concentra o maior número de diagnósticos de TEA em Pernambuco, com 21.211 casos. Em seguida aparecem:
No entanto, quando se observa a proporção em relação à população total, o município de Altinho, no Agreste, se destaca com o maior percentual do estado: 2% dos moradores declararam diagnóstico de TEA.
2
22:07, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+