Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TCE-PE aponta avanços e desafios na segurança pública de Pernambuco

Segundo dados, o estado alcançou 76% no índice em 2024, superando os 63% registrados no ano anterior.

20 de dezembro de 2024 às 11:32   - Atualizado às 13:06

O IGGSeg, desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), avalia as ações do governo em quatro áreas.

O IGGSeg, desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), avalia as ações do governo em quatro áreas. Reprodução/TCE

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) identificou avanços na gestão da segurança pública estadual, conforme apontado no levantamento do Índice de Governança e Gestão em Segurança Pública (IGGSeg), divulgado nesta quinta-feira (19).

Conforme com os dados, o estado de Pernambuco alcançou 76% no índice em 2024, superando os 63% registrados no ano anterior.

O IGGSeg, desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), avalia as ações do governo em quatro áreas: policiamento ostensivo, investigação criminal, estatísticas criminais e plano de segurança pública, e serviços penais. Pernambuco apresentou melhorias nos três primeiros eixos, mas permaneceu no nível inicial em serviços penais.

"Em 2024, o estado evoluiu do nível intermediário para o aprimorado, refletindo avanços na governança e gestão dos órgãos de segurança pública", destacou Bruno Ribeiro, auditor e gerente de Fiscalização da Segurança e da Administração Pública do TCE-PE, que coordenou o trabalho.

Com base nos resultados, o Tribunal iniciou auditorias em áreas com desempenho insatisfatório, como o sistema prisional, os batalhões de Polícia Militar e as delegacias, com o objetivo de propor melhorias em infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal.

Veja Também

A pesquisa foi elaborada com base em um questionário com 761 tópicos, respondido pelas secretarias estaduais de Defesa Social e de Administração Penitenciária, além dos comandos das polícias Civil e Militar.

Para cada eixo, as pontuações foram classificadas em quatro níveis: insuficiente (menor que 25%), inicial (entre 25% e 49,9%), intermediário (entre 50% e 74,9%) e aprimorado (igual ou superior a 75%). O índice final é a média dos percentuais alcançados em cada eixo.

O conselheiro Marcos Loreto, relator da área de segurança pública do estado, determinou o envio do estudo às autoridades competentes.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do TCE
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:41, 14 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

FMO firma parceria com Secretaria de Saúde para atuação no Carnaval de Olinda
Cuidados

FMO firma parceria com Secretaria de Saúde para atuação no Carnaval de Olinda

Além de atuar na estrutura montada para atendimentos de urgência e primeiros socorros, estudantes da Faculdade também acompanharão ações de prevenção, promoção e assistência à população.

Viatura do SAMU ao lado de avião do serviço aeromédico.
Iniciativa

Governo Raquel disponibiliza serviço aeromédico com aviões e helicópteros para o Carnaval 2026

A ação integra o conjunto de estratégias do Governo de Pernambuco para garantir assistência rápida, segura e qualificada durante os festejos de Momo.

Rinha de Galos: após recurso do Atlético Mineiro, Galo da Madrugada se pronuncia sobre polêmica
Disputa

Rinha de Galos: após recurso do Atlético Mineiro, Galo da Madrugada se pronuncia sobre polêmica

O maior bloco carnavalesco do mundo afirmou que, ao contrário do que o clube alegou, "o que está em jogo não é concorrência, mas identidade cultural".

mais notícias

+

Newsletter