Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Sport, Santa Cruz, Náutico e FPF firmam acordo com o MPPE para proibir torcidas organizadas

Clubes se comprometeram a não fornecer verbas ou qualquer forma de patrocínio às organizadas, incluindo distribuição de ingressos, transporte e alimentação.

12 de fevereiro de 2025 às 09:25   - Atualizado às 10:10

Foto:Reprodução/MPPE

As direções do Santa Cruz, Sport, Náutico e Federação Pernambucana de Futebol (FPF) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O acordo é para eliminar qualquer forma de vínculo entre os três clubes e as organizadas Torcida Organizadas.

A Jovem do Leão (Jovem), Explosão Coral (Inferno Coral) e Náutico até Morrer (Fanáutico) estão impedidas de ter acesso, apoio ou utilização de recursos que beneficiem tais grupos.

Sport, Santa Cruz, Náutico e FPF

Na reunião, estavam presentes Yuri Romão (presidente do Sport), Bruno Becker (presidente do Náutico), Marcos Benevides (vice-presidente do Santa Cruz.

Ainda acompanhados com Evandro Barros de Carvalho (presidente da Federação Pernambucana de Futebol) deram sugestões e discutiram as cláusulas do TAC.

Veja Também

Acordo

O acordo também contou com a presdença do Subprocurador-Geral de Justiça em Assuntos Institucionais do MPPE, Renato da Silva Filho; o coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) do MPPE e do Centro de Apoio Operacional à Atuação Criminal (CAO Criminal).

Após os acertos, os clubes se comprometeram a não fornecer verbas ou qualquer forma de patrocínio às organizadas, incluindo distribuição de ingressos, transporte e alimentação.

Acesso de torcedores

De acordo com o termo, também se dispõem a proibir, com apoio dos órgãos estaduais de segurança, a presença de símbolos, faixas, bandeiras.

Ainda de acordo com o termo, não será autorizado reservar setores exclusivos a tais torcidas nos estádios e arenas onde o clube seja mandante.

E o clube ainda deve impedir o acesso de qualquer membro identificado das torcidas, pelos órgão de Segurança Pública ou pela Federação Pernambucana de Futebol.

Inclusive, nas sedes administrativas, centros de treinamento e eventos internos ou indivíduos usando símbolos, utensílios ou vestimentas associadas às referidas torcidas.

É necessário também desassociar qualquer membro da organizada identificado do quadro de sócios, nos termos do Estatuto Social de cada clube.

Ou seja, além de excluir qualquer membro da torcida organizada da diretoria ou de emprego no clube, seja como funcionário ou prestador de serviço terceirizado.

Os clubes ainda terão que implantar sistemas de venda eletrônica exclusiva de ingresso para acesso às suas dependências ou estádio nos dias de jogos.

Usando também, uso de catracas de entrada com identificação facial e controle de imagens.

O prazo é até 14 de junho de 2025, e controlar o acesso de veículos ao espaço interno.

Cabe ainda aos clubes colaborar com investigações policiais, inclusive disponibilizando, sempre que formalmente demandados, a base de dados dos sócios e frequentadores.

Sendo assim, as medidas adotadas no TAC serão revistas e reavaliadas a cada seis meses.

Com informações do MPPE

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:00, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concursos e seleções em Pernambuco.
Certames

Concursos e seleções em Pernambuco: 783 vagas são oferecidas com salários de até R$ 12.178,24

As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

Uber Black 2025 tem novas regras de aceitação de carros e motoristas.
Promoção

Uber oferece R$ 50 de desconto em corridas para incentivar doação de sangue no Carnaval do Recife

A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

mais notícias

+

Newsletter