Roberta Arraes, Eduardo e Lula da Fonte. (Foto: Divulgação)
O Sertão do Araripe passou a contar com atendimento cardíaco de alta complexidade com a inauguração da unidade de hemodinâmica do Hospital Santa Maria, em Araripina.
O serviço foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, após o credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), viabilizado por articulação dos deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Lula da Fonte (PP), e da deputada estadual Roberta Arraes. Os primeiros procedimentos devem ser realizados ainda esta semana.
A solenidade contou com a presença da superintendente do hospital, Irmã Fátima, Roberta Arraes e de Eduardo da Fonte, que participou por videochamada.
A unidade estava equipada e com equipe especializada desde dezembro de 2023, mas aguardava a autorização do Ministério da Saúde para entrar em funcionamento pelo SUS.
Com o credenciamento, pacientes da Macrorregião Interestadual de Saúde PEBA, que reúne municípios de Pernambuco e da Bahia, deixam de percorrer longas distâncias em busca de atendimento cardiológico.
Até então, o deslocamento para outros centros de referência comprometia o tempo de resposta em casos graves, com impacto direto na taxa de sobrevivência.
Para Eduardo da Fonte, a liberação do serviço representa um avanço concreto na descentralização da saúde.
“Foram meses de diálogo e cobrança para garantir esse credenciamento. A hemodinâmica no sertão significa mais agilidade no atendimento e vidas salvas”, afirmou.
A superintendente Irmã Fátima ressaltou o papel dos parlamentares na conquista.
“O funcionamento da hemodinâmica é resultado do empenho incansável do deputado Eduardo da Fonte e de Roberta Arraes. Essa estrutura muda a realidade da saúde no sertão e garante atendimento digno à população”, disse.
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UPB) solicitou ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, a avaliação da inclusão dos municípios da Região do Araripe pernambucano nas obras de abastecimento de água rural do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
A solicitação leva em consideração os investimentos já aprovados pelo Governo Federal, que somam R$ 105 milhões, destinados a 14 projetos de abastecimento rural em Pernambuco que beneficiará cerca de 38 mil pessoas nas regiões do Agreste e do Sertão.
Apesar de atender áreas com elevada vulnerabilidade social e escassez hídrica, a Região do Araripe não foi contemplada nesta etapa.
3
08:14, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Figura histórica da política petrolinense, Seu Diniz teve uma trajetória extensa no serviço público. Foi vereador por cinco mandatos, entre 1955 e 1971.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a aposta vencedora foi do tipo simples, com seis números, realizada presencialmente.
Polo de fruticultura no Vale do São Francisco bate recordes de exportação e gera milhares de empregos na região
mais notícias
+