Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Secretários de 149 municípios pernambucanos se reunirão para debater melhorias na Educação básica

O evento contará com mesas de debates, minicursos e palestras de nomes de renome nacional, além da presença expressiva do Ministério da Educação.

Gabriel Alves

22 de abril de 2025 às 15:47   - Atualizado às 16:09

Secretários: escola municipal de Pernambuco.

Secretários: escola municipal de Pernambuco. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Com o tema "Gestão municipal: caminhos da formação para qualidade da educação municipal", o 21º Fórum da Undime Pernambuco promete movimentar o cenário educacional do estado ao reunir 540 participantes e representantes de 149 municípios, nos dias 24 e 25 de abril. O evento, voltado aos Dirigentes Municipais de Educação e às equipes técnicas das Secretarias Municipais, contará com mesas de debates, minicursos e palestras de nomes de renome nacional, além da presença expressiva do Ministério da Educação.

"Esse é um momento de escuta, troca de experiências e formação continuada. É um espaço onde os gestores e técnicos das redes municipais poderão se atualizar sobre as políticas públicas e levar para seus municípios ideias e práticas que podem transformar a educação. O MEC está com a gente, em peso, reafirmando esse compromisso com a melhoria da educação básica", destacou Andreika Asseker, presidente da Undime Pernambuco e secretária de Educação de Igarassu.

Entre os palestrantes confirmados estão o psicoterapeuta e palestrante familiar Léo Fraiman; o professor da UFPE e Head de Pedagogia da Prof° Luciano Meira; o escritor e pesquisador Hugo Monteiro; e a professora Kátia Schweickard, atual secretária de Educação Básica do MEC. Os minicursos abordarão temas como BB Ágil, Educação Infantil, a nova Lei de Licitações e Gestão Pedagógica com foco em Alfabetização e Letramento.

Para a presidente, o encontro será um verdadeiro mergulho nos desafios e nas soluções para a construção de uma educação pública de qualidade em Pernambuco.

“O que se espera do fórum é que os participantes saiam com uma visão ampla da educação pública, desde a alfabetização até o Fundeb, com uma programação que apresenta inovações na gestão educacional e orientações técnicas valiosas”, concluiu Andreika.

Veja Também

Seleção pública em Educação

Como já adiantado com exclusividade pelo Portal de Prefeitura, o Governo de Pernambuco lançou, na última quinta-feira, 10 de abril, um novo processo seletivo simplificado para reforçar o quadro da Secretaria Estadual de Educação.

O edital  prevê a contratação de 725 profissionais com formação técnica ou superior, distribuídos em diversas funções ligadas ao ensino presencial e a distância.

O Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) será responsável pela execução da seleção, que terá apenas uma etapa classificatória, que será a análise de títulos e experiência profissional. Esse método vai pontuar os candidatos com base na formação acadêmica e no tempo de atuação na área de interesse, somando até 100 pontos.

As inscrições começam no próximo domingo, dia 14 de abril, e seguem até o dia 11 de maio de 2025. Os interessados devem realizar todo o processo por meio do site oficial da banca organizadora, no endereço www.upenet.com.br. O edital completo e os anexos com os detalhes dos cargos e polos de atuação também estão disponíveis na plataforma.

Entre os cargos ofertados estão Professor da Educação Profissional, Tutor da Educação Profissional (EAD/Polo), Analista de Produção de Objetos de Aprendizagem e Analista de Monitoramento de Polo Presencial, com salários de até R$ 4.580,57.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:05, 28 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra autoriza obras no aeroporto de Caruaru.
Iniciativa

Raquel Lyra autoriza início das obras de R$ 96 milhões para ampliação do Aeroporto de Caruaru

O novo equipamento vai permitir voos noturnos e receber aviões de maior porte, como aviões a jato. Atualmente, operam no aeroporto apenas aviões de pequeno porte.

Governadora Raquel Lyra em fábrica
PIB

Pernambuco registra crescimento da indústria duas vezes superior ao do Brasil, aponta IGPE

A construção civil de Pernambuco também registrou um crescimento superior ao do país, com alta de 1,1% contra -2,9%.

Mano Medeiros e Priscila Krause na inauguração da usina de biometano.
Histórico

Prefeito Mano Medeiros inaugura maior usina de biometano do Nordeste em Jaboatão

A unidade integra uma estratégia mais ampla de gestão de resíduos no município, que mantém serviços permanentes de limpeza urbana, coleta domiciliar e programas de educação ambiental.

mais notícias

+

Newsletter