Esquema de segurança da SDS. Foto: Divulgação/SDS
A Secretaria de Defesa Social (SDS) coordena a operação especial de segurança da 24ª Parada da Diversidade, que neste ano estreia um novo formato. O evento, marcado para este domingo, 14 de setembro, deixa de lado o tradicional desfile com trios elétricos pela orla e passa a se concentrar na Arena da Diversidade, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
O policiamento ostensivo e defensivo da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), composto por policiais do 19º Batalhão, responsável pela área de Boa Viagem e entornos; por homens e cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e ainda por PMs do 1º Batalhão de Trânsito (1° BPTran), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (CIPMoto), entre outros policiais descaracterizados.
Já o efetivo da Polícia Civil (PCPE) atuará com a Delegacia Móvel e reforço no Plantão da Delegacia de Boa Viagem, para atendimento de eventuais ocorrências. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) estará presente no evento com homens a postos para atendimento pré-hospitalar, resgate e salvamento. O Grupamento Tático Aéreo (GTA) estará sobrevoando a extensão do evento com o helicóptero da SDS, monitorando a movimentação pelo ar, também com auxílio de drone na cobertura aérea de todo o entorno.
Nos demais anos do evento, a representatividade e apoiadores percorriam a avenida Boa Viagem ao som de trios elétricos, ao estilo micareta. Este ano, a organização optou pela reunião centralizada, visando melhor acessibilidade, segurança e participação do público.
A 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco será realizada neste domingo, 14 de setembro, em um novo formato. Tradicionalmente lembrada pelos desfiles de trios elétricos que percorriam as ruas do Recife, a edição de 2025 será concentrada na chamada Arena da Diversidade, montada no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
Com o tema “Orgulho LGBTQIAPN+: Ame com Liberdade, Viva com Orgulho em Pernambuco”, a programação acontecerá das 8h às 17h, reunindo apresentações artísticas, culturais e políticas.
Segundo os organizadores, a mudança de formato tem como objetivo garantir mais segurança, acessibilidade e conforto para o público, além de permitir que todas as atividades estejam reunidas em um único espaço, facilitando a participação de diferentes grupos.
A Parada da Diversidade é reconhecida como um dos maiores eventos do calendário LGBTQIAPN+ do estado. Mais do que uma festa, o encontro se consolidou como um espaço de afirmação política, celebração do amor, da liberdade e do orgulho, além de um ato de resistência contra preconceitos e violências que ainda afetam a comunidade.
2
18:47, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
mais notícias
+