Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SDS alerta para riscos no uso de drones ilegais nos eventos em Pernambuco

O uso do equipamento vem se popularizando cada vez mais, no entanto, a pasta destaca que é importante lembrar que essa prática é regulamentada por órgãos nacionais.

Ricardo Lélis

12 de setembro de 2025 às 17:03   - Atualizado às 17:03

Drone.

Drone. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Secretaria de Defesa Social (SDS) alerta que, em grandes eventos, voos não autorizados de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs), conhecidas como drones representam um risco real à segurança de todos: autoridades, público e até das operações aéreas oficiais.

O uso do equipamento vem se popularizando cada vez mais, no entanto, a pasta destaca que é importante lembrar que essa prática é regulamentada por órgãos nacionais.

“Operar drones de forma ilegal não é apenas uma infração administrativa, mas também uma ameaça à segurança coletiva. O sobrevoo em áreas restritas pode provocar acidentes, atrapalhar operações policiais e de defesa, além de expor o operador a responsabilizações civis e criminais”, explicou o tenente-coronel da PM Haner de Oliveira, gestor de drones do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

A legislação brasileira exige cadastro do equipamento, habilitação do piloto em determinados casos e respeito às áreas de proibição, especialmente durante eventos de grande porte.

Os chamados drones são regularizados por órgãos como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Veja Também

Ocorrências

No último dia 7 de setembro, durante o desfile cívico-militar da Independência, no Recife, um drone foi apreendido após sobrevoar área institucional restrita.

A intervenção contou com a atuação da equipe anti-drone do Grupamento Tático Aéreo (GTA). O equipamento era operado sem autorização e acabou sendo interceptado. O operador foi encaminhado à delegacia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

“O caso reforça que drones precisam ser cadastrados e autorizados para sobrevoar em eventos. Usados de forma responsável, são aliados importantes; de forma irregular, representam uma ameaça à segurança”, destacou o tenente-coronel.

Segurança de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra entregou, no dia 8 de setembro, mais um importante pacote de R$ 15 milhões em investimentos de segurança pública dentro do programa Juntos pela Segurança.

Durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, foram entregues 5.923 pistolas Glock calibre 9 milímetros, 6.700 algemas, 18 drones, 217 tablets e um veículo de transporte de cães para operações da Polícia Civil.

O objetivo é fortalecer a atuação das forças de segurança em todas as regiões do Estado, ampliando a capacidade operacional e garantindo mais eficiência no combate à criminalidade.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:37, 25 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Paulista oferece vacina Pneumo 20 para pessoas com 85 anos ou mais; saiba como se vacinar.
Imunização

Paulista oferece vacina Pneumo 20 para pessoas com 85 anos ou mais; saiba como se vacinar

A ampliação da oferta da Pneumo 20 para pessoas com 85 anos ou mais busca reforçar a proteção desse público contra doenças pneumocócicas.

Bombeiros em praia.
Situação

Bombeiros suspendem buscas por barraqueiro que desapareceu no mar de Boa Viagem, no Recife

Rafael Vitor Correia da Silva, de 28 anos, sumiu após ajudar a salvar uma turista que se afogava na praia; buscas serão retomadas neste domingo (25).

Muro construído na praia do Pontal de Maracaípe.
Processo

Justiça suspende novamente retirada de muro no Pontal de Maracaípe, em Ipojuca

Ibama confirmou a nova decisão judicial, mas informou que ainda não recebeu a sentença com os detalhes da determinação.

mais notícias

+

Newsletter