Reconstrução do Santuário Nossas Senhora da Conceição, no Recife. Foto: Reprodução
A segunda etapa das obras de revitalização do Santuário Nossa Senhora da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, começou na segunda-feira, 6 de janeiro. Os trabalhos tiveram início com a remoção do piso do altar, marcando mais um passo no processo de reconstrução do templo, gravemente afetado pelo desabamento do teto em agosto de 2024.
Conforme informações do Governo do Estado, esta nova fase contempla a recuperação do piso cerâmico, substituição das esquadrias danificadas e a implantação de sistemas modernos, como forro, iluminação, refrigeração, acústica, para-raios e monitoramento por câmeras. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em 60 dias, devolvendo ao espaço religioso condições de segurança e funcionalidade para receber os fiéis.
Apesar das obras em andamento, as atividades religiosas continuam. Missas são realizadas junto à Imagem da Imaculada Conceição do Morro nas quintas-feiras, às 19h30, e aos domingos, nos horários de 7h, 9h, 12h e 18h.
A visitação à imagem permanece aberta diariamente, das 6h às 20h, com exceção das quintas-feiras, quando o horário se estende até o término da Missa de Adoração ao Santíssimo Sacramento, por volta das 21h30.
A secretaria do Santuário foi transferida temporariamente para o Centro Pastoral, localizado atrás da imagem da Santa. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos domingos, das 6h às 18h.
O desabamento do teto do Santuário, em 30 de agosto de 2024, causou a morte de duas pessoas e deixou outras feridas durante a distribuição de cestas básicas organizada pela Pastoral Social.
No dia seguinte, a Prefeitura do Recife iniciou a retirada de escombros, removendo 12 caminhões de entulho e mais de 20 toneladas de material reciclável. Em 11 de setembro, a Defesa Civil liberou a área, possibilitando o início das obras em 12 de setembro.
A primeira etapa das intervenções, que incluiu a instalação da nova estrutura metálica do telhado, foi finalizada em 26 de novembro, após 76 dias de trabalho.
A recuperação do Santuário está sendo viabilizada por meio de dois Termos de Fomento firmados entre a Arquidiocese de Olinda e Recife e o Governo de Pernambuco. O primeiro, no valor de R$ 1,5 milhão, foi assinado em 26 de setembro, e o segundo, de aproximadamente R$ 2,79 milhões, foi oficializado em 26 de dezembro. Esses recursos garantem a continuidade das obras e a restauração da estrutura e segurança do templo.
2
02:18, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+