Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia prende duas pessoas por furto de energia elétrica; ação aconteceu no Recife, Jaboatão e Cabo

Após os procedimentos administrativos, os presos foram encaminhados à disposição da Justiça.

Gabriel Alves

22 de novembro de 2024 às 10:57   - Atualizado às 12:29

Operação conjunta Tentáculos.

Operação conjunta Tentáculos. Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por meio da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), realizou, nesta sexta-feira, 22 de novembro, mais uma fase da Operação Tentáculos, com foco no combate ao furto de energia elétrica e à receptação de produtos de origem criminosa.

A operação foi realizada em Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Peritos Criminais, além de equipes técnicas da Neoenergia e de operadoras de telecomunicações.

Resultados da operação

Durante a ação:

  • Foram instaurados cinco inquéritos policiais para investigar o furto de energia;
  • Duas pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica.

Após os procedimentos administrativos, os presos foram encaminhados à disposição da Justiça.

Polícia prende quatro por furto de energia suficiente para atender toda cidade

A Neoenergia Pernambuco identificou irregularidades no consumo de energia elétrica em quatro fábricas de reciclagem e uma de pré-moldados, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na última terça-feira, 29 de outubro, durante ação realizada com a Polícia Civil, o Instituto de Criminalística (IC) e a Compesa.

Os cinco estabelecimentos estavam ligados diretamente na rede de distribuição, sem passar por um medidor de energia elétrica. Os inquéritos policiais foram instaurados e quatro pessoas foram presas em flagrante delito.

Além do furto de energia elétrica, nos locais também foram identificados materiais de uso exclusivo da Neoenergia Pernambuco. As equipes da distribuidora encontraram mais de 250kg de cabos de alumínio e cobre, além de uma vara de manobra, utilizado apenas pelos eletricistas da distribuidora.

No total, foram recuperados 360 mil kWh de energia nas cinco unidades. Esse montante seria suficiente para atender toda a cidade de Gravatá durante 22 dias.

“As fábricas possuíam máquinas com grande consumo de energia elétrica e que estavam ligadas diretamente na rede de distribuição. Toda a ação foi acompanhada pela polícia e pelo Instituto de Criminalística, que confirmou o furto de energia nos cinco locais. Esse tipo de ação prejudica toda a sociedade, tanto no quesito segurança, como na qualidade do fornecimento de energia e até mesmo com impacto na conta”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Hugo Cézar.

Toda energia não medida será cobrada dos clientes, conforme determinações da legislação do setor elétrico. O fornecimento para as unidades foi suspenso e os estabelecimentos só terão a energia restabelecida após a negociação do débito. A Neoenergia adotará as medidas judiciais cabíveis.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:25, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

Rei e Rainha do Carnaval 2026 Igarassu.
Celebração

Prefeitura de Igarassu realiza cerimônia festiva para eleger Rei e Rainha do Carnaval 2026

O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.

Felipe Alecrim e João Campos.
Afirmação

"Vamos ter as assinaturas para instaurar uma CPI", diz Felipe Alecrim sobre investigar João Campos

Segundo o vereador, o objetivo da iniciativa é garantir transparência e permitir que o Legislativo exerça sua função de fiscalização.

mais notícias

+

Newsletter