Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

RECIFE: MANIFESTAÇÃO pede fim da ESCALA 6x1, direitos das MULHERES e prisão de BOLSONARO

A mobilização conta com o apoio de movimentos nacionais, como o MST, MTST, CUT e diversas entidades sindicais.

Ricardo Lélis

10 de dezembro de 2024 às 19:38   - Atualizado às 19:38

Protesto no Recife

Protesto no Recife Fotos: CUT-PE

Ocorre no centro do Recife, nesta terça-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos uma manifestação popular com múltiplas reivindicações.

Entre os principais temas, destacam-se o fim da jornada de trabalho de 44 horas semanais e do regime de seis dias trabalhados para um de descanso (escala 6x1), além da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de militares envolvidos em um suposto plano golpista revelado pela Polícia Federal.  

A concentração dos manifestantes começou as 16h, no Parque Treze de Maio, no bairro de Santo Amaro.A mobilização conta com o apoio de movimentos nacionais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), movimentos feministas, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e diversas entidades sindicais.

"Hoje é um dia crucial para reafirmarmos nosso compromisso com a justiça e os direitos dos trabalhadores. Não podemos permitir que golpistas fiquem impunes, que o fundamentalismo destrua nossos direitos, ou que a exploração do trabalhador seja intensificada com jornadas desumanas como a escala 6x1", disse Rocha, presidente da CUT-PE.

Outro foco do protesto é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 164/2012, apelidada de “PEC do Estupro” pelos movimentos sociais.

Veja Também

A proposta, em tramitação na Câmara dos Deputados, prevê a criminalização de qualquer forma de aborto, incluindo casos de estupro, anencefalia fetal ou risco à vida da gestante.  

Além das pautas trabalhistas e de direitos das mulheres, o ato levanta questões sobre justiça econômica e tributária.

Entre as reivindicações estão a aprovação da isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais, maior taxação sobre os “super ricos”, manutenção de investimentos públicos em saúde e educação, valorização do salário mínimo, e a redução da taxa básica de juros definida pelo Banco Central. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:53, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter