Pernambuco, 26 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Recife é uma das capitais incluídas na doação de moradias do Minha Casa, Minha Vida para sem-teto

O Governo Federal irá destinar para esse público 3% das residências localizadas em empreendimentos subsidiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), priorizando outros 37 municípios.

Eduarda Queiroz

23 de abril de 2025 às 14:27   - Atualizado às 14:27

Recife é uma das capitais incluídas na doação de moradias do Minha Casa, Minha Vida para sem-teto. 

Recife é uma das capitais incluídas na doação de moradias do Minha Casa, Minha Vida para sem-teto.  Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta quarta-feira, 23 de abril, portaria que traz orientações e procedimentos para atendimento de pessoas e famílias em situação de rua com moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

De acordo com a gestão federal, a partir desta semana o programa irá destinar para esse público 3% das residências localizadas em empreendimentos subsidiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

"O governo federal financiará 100% das habitações", destaca o Ministério das Cidades.

A portaria está publicada no Diário Oficial da União (DOU) e é assinada pelos ministérios da Cidades, dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome.

A medida vai priorizar 38 municípios, incluindo todas as capitais brasileiras e cidades com mais de mil pessoas identificadas como "sem moradia" no Cadastro Único para Programas Sociais Federais (CadÚnico).

Veja Também

A definição das pessoas e famílias beneficiárias da iniciativa será realizada pelo ente público local, conforme os critérios estabelecidos na portaria e em outros normativos.

"O atendimento previsto nesta portaria tem como objetivo garantir à população em situação de rua ou com trajetória de rua o direito à moradia digna, considerado como meio elementar para oportunizar a superação da situação de vulnerabilidade social extrema em que se encontram", diz o ato.

Confira os municípios beneficiados:

  • Aracaju (SE);
  • Belém (PA);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Boa Vista (RR);
  • Brasília (DF);
  • Campinas (SP);
  • Campo Grande (MS);
  • Cuiabá (MT);
  • Curitiba (PR);
  • Feira de Santana (BA);
  • Florianópolis (SC);
  • Fortaleza (CE);
  • Foz do Iguaçu (PR);
  • Goiânia (GO);
  • Guarulhos (SP);
  • João Pessoa (PB);
  • Joinville (SC);
  • Juiz de Fora (MG);
  • Macapá (AP);
  • Maceió (AL);
  • Manaus (AM);
  • Natal (RN);
  • Osasco (SP);
  • Palmas (TO);
  • Porto Alegre (RS);
  • Porto Velho (RO);
  • Recife (PE);
  • Rio Branco (AC);
  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Salvador (BA);
  • Santos (SP);
  • São José do Rio Preto (SP);
  • São José dos Campos (SP);
  • São Luís (MA);
  • São Paulo (SP);
  • Teresina (PI);
  • Uberlândia (MG); e
  • Vitória (ES).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:02, 26 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

César Ramos no Igarafest.
Agenda

César Ramos participa de segunda noite de festejos do Igarafest em Igarassu

Candidato a deputado estadual pelo PSD acompanhou os festejos pelos 491 anos de fundação do município, em Boa Vista.

Corrida.
Programação

Corrida da Família reúne participantes em celebração aos 70 anos do Colégio Santa Maria no Recife neste domingo (27)

O evento ocorrerá no bairro de Boa Viagem, com percursos de 3 km e 6 km e largada infantil de 300 metros.

Coronel Feitosa durante ato de campanha .
Evento

Coronel Feitosa convoca apoiadores para carreata e Churrasco de Fogo de Chão neste domingo (27)

A programação faz parte da agenda de campanha do deputado e reúne diferentes nomes que participam da disputa eleitoral em Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter