18 de fevereiro de 2025 às 09:27 - Atualizado às 09:49
Material apreendido pela Receita Federal, em Suape. Foto: Receita Federal
Uma inspeção de rotina da Receita Federal no Porto de Suape, em Ipojuca/PE, resultou na apreensão de 800 kg de bolinhas de gel usadas como munição para armas do tipo gel blaster.
A verificação ocorreu na segunda-feira, 17 de fevereiro, e identificou 40 sacos, cada um com 20 kg do material, escondidos em uma carga de polipropileno.
Então, a mercadoria, proveniente da China, não constava na Declaração de Importação. Segundo a Inspetoria da Receita Federal no Porto de Suape, o material apreendido está avaliado em aproximadamente R$ 50 mil.
Desde dezembro de 2024, os municípios pernambucanos de Paulista e Olinda proibiram a venda e o uso de armas que utilizam essas bolinhas de gel. As restrições seguem preocupações com a segurança pública e o uso indevido do equipamento.
Em operação, a Polícia Civil de Pernambuco divulgou no dia 17 de dezembro de 2024, apreensão de 3.510 unidades de armas de gel, em comércios no bairro de São José, na área central do Recife.
A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor (Decon) coordenou a ação policial no dia 13, promovendo abordagem e fiscalização em cinco estabelecimentos comerciais.
De acordo com a corporação, todas as armas de gel tinham origem fiscal ilícita e/ou apresentando selo do INMETRO irregular.
Como resultado da ação, a polícia apreendeu todas as pistolas e conduziu cinco pessoas à delegacia. Após análise do IPEM e falta de notas fiscais, o delegado as autuou em flagrante, com arbitramento de fiança.
Vale lembrar que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) define que esses produtos não são brinquedos.
1
2
3
14:06, 16 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
O processo será realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em parceria com o governo federal, por meio do Iphan, ação do Novo PAC.
O único gol foi marcado por Fabricio Domíngues, aproveitando o rebote da finalização de Gustavo Maia, já no segundo tempo.
A ação busca proporcionar atividades físicas, esportivas e recreativas para crianças e adolescentes com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).
mais notícias
+