Pernambuco, 17 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra visita Sala Lilás da Polícia Militar que atende ocorrências de violência contra a mulher

O espaço, instalado no equipamento da secretaria de Defesa Social (SDS), amplia o atendimento especializado desde o primeiro contato da vítima com as forças de segurança.

Ricardo Lélis

17 de fevereiro de 2026 às 20:15   - Atualizado às 20:15

Governadora Raquel Lyra visita a Sala Lilás da PMPE.

Governadora Raquel Lyra visita a Sala Lilás da PMPE. (Foto: Camila Souza/Secom)

A governadora Raquel Lyra visitou, nesta terça-feira, 17 de fevereiro, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), em Santo Amaro, área central do Recife, onde acompanhou o funcionamento da primeira Sala Lilás da Polícia Militar de Pernambuco (PM), voltada ao atendimento de ocorrências de violência contra a mulher registradas por meio do 190.

O espaço, instalado no equipamento da secretaria de Defesa Social (SDS), amplia o atendimento especializado desde o primeiro contato da vítima com as forças de segurança. O Estado já conta com salas do tipo em delegacias da Polícia Civil e no Instituto de Medicina Legal (IML), por exemplo.

“A Sala Lilás foi criada para garantir um atendimento mais ágil, humanizado e especializado às mulheres em situação de violência. Uma agente atua exclusivamente na filtragem dessas ocorrências, mantém contato direto com a vítima e aciona rapidamente a viatura mais próxima. Com iniciativas como essa, fortalecemos a rede de proteção e damos uma resposta mais rápida a quem precisa de acolhimento e cuidado”, afirmou a governadora.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Iniciativa do Centro de Operações da Polícia Militar de Pernambuco (COPOM), com foco no aprimoramento do atendimento às vítimas e na garantia de suporte adequado, seguro e acolhedor desde o primeiro contato com as forças de segurança, a Sala Lilás foi inaugurada em 30 de janeiro pela PM, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

“O objetivo é garantir que cada mulher seja atendida com respeito, sensibilidade e segurança desde o primeiro contato com as forças de segurança. A Sala Lilás representa um avanço no cuidado e na proteção às vítimas, fortalecendo a rede de atendimento e o encaminhamento adequado de cada caso”, destacou a secretária executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti.

Veja Também

O serviço atua em articulação com a rede de proteção e apoio às vítimas, promovendo o encaminhamento de casos de violência doméstica, intrafamiliar e sexual aos órgãos competentes. Ao todo, 35 despachantes, todas mulheres, atuam no serviço, com jornada diária de oito horas, dedicando-se exclusivamente ao atendimento de casos de violência doméstica.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia, reforçou que a Sala Lilás representa um passo fundamental para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres no Estado.

“Mais do que o espaço físico, ela simboliza o compromisso do Governo do Estado em garantir que cada mulher seja atendida com respeito e agilidade. Para romper o ciclo de violência, é essencial assegurar que a mulher se sinta protegida, orientada e amparada. O enfrentamento à violência contra as mulheres começa pelo reconhecimento da dor e pela oferta de um atendimento digno e especializado”, pontuou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:59, 17 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marcílio Torres.
Homenagem

Prefeitura de Abreu e Lima decreta luto de três dias pela morte do cantor Marcílio Torres

Segundo informações iniciais, o artista teria passado mal em casa, e foi encontrado já sem vida.

Sede da Prefeitura de Olinda no período de carnaval
Folia

Pensou que tinha acabado? Fevereiro ainda tem blocos nas ruas de Olinda e Recife

Esses eventos mantêm o espírito festivo em menor escala, reunindo foliões que estendem as comemorações mesmo após o período tradicional.

João Gomes.
Festa

Drilha de João Gomes acontece no domingo (22), no Recife

A proposta é levar o clima das festas juninas para o período pós-Carnaval, reunindo fãs e admiradores do artista em um cortejo musical pelas ruas da cidade.

mais notícias

+

Newsletter