Pernambuco, 19 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra recebe o presidente de Portugal e reafirma parcerias estratégicas para o Estado

Durante a visita, a governadora acompanhou a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa para Marcelo Rebelo de Sousa, concedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ricardo Lélis

17 de fevereiro de 2025 às 20:27   - Atualizado às 20:27

Governadora Raquel Lyra se encontra com o presidente de Portugal

Governadora Raquel Lyra se encontra com o presidente de Portugal Foto: Janaína Pepeu/Secom

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

O gestor europeu incluiu Pernambuco em sua agenda durante a passagem pelo Brasil.

Durante a visita, a gestora acompanhou a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao presidente português, concedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Além disso, participou de um evento e um almoço em homenagem ao antigo provedor do Real Hospital Português, Sr. Alberto Ferreira da Costa. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente nos compromissos.

“A presença do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, reforça laços culturais e comerciais entre Pernambuco e Portugal, e sobretudo, celebra as contribuições da comunidade luso-brasileira com o crescimento do nosso Estado e do país. Estive, recentemente, em uma missão oficial em Portugal, assinando convênios e visitando as instalações do novo escritório do Porto Digital Europa em Aveiro. Também estamos buscando em Portugal referências que possam informar o processo de concessão dos serviços de distribuição de água e saneamento aqui em Pernambuco. A relação de Pernambuco com Portugal é sempre sinônimo de alegria e inspiração”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Veja Também

Primeira parada no Brasil

O presidente de Portugal explicou a escolha de Pernambuco como primeiro destino em sua visita ao Brasil.

“Vim homenagear aquele que partiu, o amigo e antigo provedor do Real Hospital Português, Sr. Alberto Ferreira da Costa, e receber o título de Doutor Honoris Causa, que me foi atribuído em 2022, mas acabou se concretizando somente agora. Saio enriquecido destes momentos porque esta visita é importantíssima para a relação bilateral entre Brasil e Portugal”, pontuou Marcelo Rebelo de Sousa.

A solenidade de entrega do título no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. O reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes, presidiu a cerimônia.

“A comunidade acadêmica se sente extremamente prestigiada com a presença do presidente. Este é um título que foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário. O professor contribuiu muito para a área de Direito e representa a defesa de grandes pautas nacionais, como a própria democracia brasileira, e a justiça”, afirmou o reitor.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:04, 19 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O entendimento foi firmado entre dirigentes do UB durante debate que selou o alinhamento para o pleito de outubro deste ano.
Aliança

União Brasil declara apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra com Miguel Coelho no Senado

O entendimento foi firmado entre dirigentes do UB durante debate que selou o alinhamento para o pleito de outubro deste ano.

Wolney Queiroz e Marília Arraes.
Mudança

Pré-candidata para o Senado, Marília Arraes assina filiação ao PDT

A ex-deputada federal é cotada para disputar a Casa Alta ao lado do senador Humberto Costa (PT) nas Eleições 2026.

Piso Salarial.
Iniciativa

Raquel Lyra fecha acordo com reajuste do piso salarial para mais de 77 mil profissionais da Educação

Essa melhoria terá repercussão em toda a carreira, a partir de junho deste ano.

mais notícias

+

Newsletter