Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra reforça protagonismo de Pernambuco na agenda da sustentabilidade

A governadora participo do Fórum Nacional de Governadores, com o objetivo de debater propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).

Ricardo Lélis

13 de agosto de 2025 às 18:52   - Atualizado às 19:15

Governadora Raquel Lyra durante o Fórum Nacional de Governadores.

Governadora Raquel Lyra durante o Fórum Nacional de Governadores. Foto: Marcos Silva/Governo de Goiás

A governadora Raquel Lyra participou da XVII reunião do Fórum Nacional de Governadores, nesta quarta-feira, 13 de agosto, em Belém, com o objetivo de debater propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).

A chefe do Executivo estadual apresentou iniciativas do Governo do Estado para a transição energética e descarbonização da indústria e reforçou a necessidade de os gestores públicos liderarem os desafios do Brasil colocados durante o evento.

O encontro foi marcado pelo consenso entre 22 estados brasileiros sobre a agenda climática a ser discutida com o governo federal e pela presença de autoridades, a exemplo do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30, e do prefeito de Belém, Igor Normando.

“Sabemos que grande parte da solução do mundo está aqui. Precisamos reflorestar as áreas que verdadeiramente são desmatadas, como a Mata Atlântica e a Caatinga, que hoje ainda é tratada como matriz energética para o polo gesseiro. Em Pernambuco, estamos revertendo este quadro com redução de ICMS e a transição energética com o gás e-metanol”, exemplificou a governadora Raquel Lyra. “Levo dessa convocação um senso ainda maior de responsabilidade e saio refletindo como podemos colaborar para que o Pará se fortaleça e, que possamos, além das pré-conferências, apresentar ao Brasil e ao mundo uma COP histórica, única, feita pelas pessoas certas e no lugar certo”, completou a gestora estadual.

Anfitrião do encontro, o governador do Pará, Helder Barbalho, apresentou aos gestores presentes as grandes obras estruturantes que estão em curso para a realização da COP30, como o Parque da Cidade e o Porto do Futuro.

Veja Também

“Quero agradecer também a presença do presidente da COP, que teve a oportunidade de apresentar aos governadores do Brasil as estratégias diplomáticas e ambientais do governo brasileiro, como também a participação dos estados nos debates e discussões que estarão acontecendo no período da conferência”, pontuou o gestor.

Pernambuco nas Conferências

A participação do Governo do Estado nas últimas conferências foi exitosa, com apresentação de iniciativas que tratam o tema da agenda climática com responsabilidade na gestão pública.

Durante a COP28, em Dubai, por exemplo, Pernambuco lançou o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie), com ações de transição energética, economia verde e preservação ambiental.

Naquele ano, tornou-se o primeiro estado brasileiro a lançar um plano de desenvolvimento que alie o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente.  

Na edição seguinte, durante a COP29, desta vez em Baku, o Governo de Pernambuco reforçou compromissos e parcerias com a política pública de transformação ecológica já consolidada e reconhecida nacionalmente, e ampliou investimentos sustentáveis, como o Plano Pernambucano de Adaptação Climática, avanços do PerMeie e parcerias rumo a uma economia verde.

Uma das iniciativas da atual gestão reconhecidas na questão ambiental é a Plataforma Ecológico-Econômica de Pernambuco, que recebeu o Prêmio MapBiomas na categoria Políticas Públicas.

A medida utiliza tecnologias avançadas de coleta, integração e análise de dados geoespaciais, fornecendo ao cidadão informações atualizadas e precisas sobre o território pernambucano, facilitando o desenvolvimento de empreendimentos e preservando o meio ambiente.

Para o reflorestamento do Estado, o Governo lançou o Plantar Juntos, em que a gestão pública, iniciativa privada e sociedade civil plantam mais de 1 milhão de mudas dos vários biomas.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, o Governo de Pernambuco terá muito o que falar sobre o cuidado da sua gestão com a preservação do meio ambiente na COP30.

“Alguns exemplos são estes cuidados com a preservação de biomas como a Caatinga, a recuperação dos corais, e o plantio de árvores na Mata Atlântica. Além disso, estamos levando gás natural para o polo gesseiro, no Sertão do Araripe, e fazendo a integração entre o setor econômico e o setor ambiental”, pontuou.

Também acompanhou a governadora o secretário estadual da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:08, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter