Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra participa da inauguração da Torre de Controle da Base Aérea do Recife

Na ocasião, a governadora Raquel Lyra esteve também ao lado do ministro da Defesa, José Múcio.

Fernanda Diniz

11 de julho de 2025 às 17:14   - Atualizado às 17:22

Raquel Lyra participa da inauguração da Torre de Controle da Base Aérea do Recife.

Raquel Lyra participa da inauguração da Torre de Controle da Base Aérea do Recife. Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Em cerimônia realizada na Base Aérea do Recife, nesta sexta-feira (11), a governadora Raquel Lyra participou da inauguração da nova Torre de Controle de Aproximação do Tráfego Aéreo, ao lado do ministro da Defesa, José Múcio.

Durante o evento, que ainda contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, houve a transferência de subordinação da Base Aérea do Recife para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Com a mudança, a unidade passa a coordenar o tráfego aéreo das capitais Fortaleza (CE), Natal (RN) e Maceió (AL), além do Recife.

Durante seu discurso, a gestora comentou que a nova estrutura consolida Pernambuco como polo logístico e tecnológico da aviação.

“É motivo de agradecimento e honra ver Pernambuco garantir um novo patamar do ponto de vista estratégico para o Brasil. A Base Aérea do Recife se torna um local estratégico para o Nordeste, alcançando um novo patamar de investimento da Aeronáutica. Além de ser importante para o Exército Brasileiro, torna o estado um HUB de todo o Nordeste, alavancando o desenvolvimento do nosso Estado e fortalecendo a nossa segurança”, destacou Raquel Lyra.

A iniciativa representa uma mudança administrativa com efeitos diretos na gestão do tráfego aéreo da região.

Veja Também

Com a incorporação da base ao DECEA, o Estado passa a sediar o primeiro centro integrado de aproximação do Brasil.

A estrutura concentra o controle de voos em rotas de aproximação de quatro capitais do Nordeste, ampliando a segurança, eficiência e capacidade de resposta operacional da Aeronáutica na região.

Para o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, destacou os investimentos realizados pelas Forças Armadas no Estado. "A Base Aérea do Recife tem importância estratégica para o Brasil, e essa integração fortalece a Defesa nacional.

As Forças Armadas são instituições permanentes do Estado, sempre prontas para servir nos momentos mais desafiadores. Defesa e diplomacia caminham juntas, e precisamos investir mais nessa estrutura essencial. Pernambuco tem um passado glorioso e merece um futuro ainda melhor", pontuou.

A centralização em Recife reduz custos operacionais, moderniza processos e melhora a comunicação entre controladores, contribuindo para a pontualidade dos voos e a economia de combustível.

“A Torre de Controle de Aproximação amplia nossa capacidade de gerenciar o tráfego aéreo com mais eficiência e segurança. Pernambuco ocupa posição central nesse novo modelo. Esta estrutura fortalece a atuação da Aeronáutica no Nordeste e no Brasil", pontuou o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Estiveram presentes os secretários Hercílio Mamede (Casa Militar), André Teixeira Filho (Infraestrutura e Mobilidade) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); os deputados federais Pastor Eurico e Pedro Campos; e os estaduais Renato Antunes e Mário Ricardo. Também compareceram os comandantes General Maurílio Ribeiro, do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e Marcello Lobão Schiavo, do Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar).
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:39, 15 Abr

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Empresa de tecnologia e atendimento ao cliente vai instalar unidade em Pernambuco.
Emprego

Mil vagas: AeC chega a Pernambuco e inicia contratações; saiba como participar

Até o momento, a operação já resultou na abertura de 250 oportunidades, enquanto outras 350 pessoas estão em fase de seleção.

Governadora Raquel Lyra ao lado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Agenda

Governadora recebe ministro de Lula para anúncio de obras hídricas nesta quinta-feira (16)

Será autorizado o início de obras de lotes da Adutora do Agreste e anúncio da entrega de dessalinizadores.

Jorge Messias, advogado-geral da união
Apoio

Senador Weverton Rocha apresenta relatório favorável à indicação de Jorge Messias ao STF

Para tomar posse, o Pernambucano precisa passar por uma sabatina na CCJ e ser aprovado em votação na comissão e no plenário da Casa

mais notícias

+

Newsletter