Pernambuco, 10 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra cumpre promessa e nomeia todos os 1.307 policiais penais aprovados em concurso

Com nova publicação no Diário Oficial, governadora conclui convocação integral dos aprovados e reforça o sistema prisional de Pernambuco.

Portal de Prefeitura

28 de fevereiro de 2026 às 18:08   - Atualizado às 18:20

Governadora conclui convocação integral dos aprovados

Governadora conclui convocação integral dos aprovados Foto: Hesíodo Góes/Secom

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, oficializou a nomeação dos 1.307 candidatos aprovados no último concurso da Polícia Penal. A medida foi consolidada com a publicação mais recente no Diário Oficial do Estado, confirmando o chamamento integral dos aprovados dentro das vagas previstas no certame.

Com a nomeação dos 315 profissionais restantes, o governo estadual encerra o ciclo de convocações iniciado em 2023, reforçando de forma significativa o efetivo do sistema prisional pernambucano.

A convocação total dos aprovados havia sido anunciada como compromisso da gestão estadual. Agora, com a formalização das nomeações, o Executivo conclui o processo e amplia a capacidade operacional nas unidades prisionais do Estado.

Reforço estratégico na segurança pública

A recomposição do quadro da Polícia Penal integra a política de fortalecimento da segurança pública adotada pelo governo estadual. O aumento do efetivo tem como objetivo melhorar as condições de trabalho dos servidores, ampliar o controle nas unidades e fortalecer as ações de ressocialização.

Além da nomeação dos profissionais, Pernambuco também vem ampliando a infraestrutura do sistema prisional. Desde 2023, foram entregues 1.854 novas vagas, incluindo estruturas no Presídio Policial Penal Leonardo Lago e na unidade 2 do Presídio de Itaquitinga.

Veja Também

Outras 5.754 vagas estão em construção no Complexo de Araçoiaba e nas unidades 3, 4 e 5 de Itaquitinga. Em Caruaru, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza também passa por ampliação.

Nomeação representa conquista para famílias

Para os novos policiais penais, o momento marca a concretização de anos de preparação e dedicação. O policial penal Luiz Filipe, um dos nomeados nas últimas turmas, destacou o significado da conquista.

“Essa nomeação representa a realização de um sonho não apenas individual, mas de várias famílias que caminharam juntas nessa trajetória. Ingressar no serviço público é um passo decisivo em nossas vidas, a concretização de uma etapa construída com muito esforço, renúncias e dedicação exclusiva a um objetivo. Para quem precisou abrir mão de tantas coisas para chegar até aqui, esse momento simboliza vitória e responsabilidade. O sentimento é de gratidão e compromisso diante dessa nova fase”, afirmou.

O relato evidencia o impacto da convocação não apenas na estrutura do Estado, mas também na vida pessoal dos novos servidores e de seus familiares.

Modernização e reestruturação do sistema

O governo estadual também promoveu a desativação de 12 cadeias públicas consideradas inadequadas, com a transferência dos internos para unidades com melhor estrutura. A medida busca reduzir custos operacionais e permitir uma gestão mais eficiente do efetivo da Polícia Penal.

Com a nomeação de todos os 1.307 aprovados, o Estado registra uma das maiores recomposições do quadro da categoria nos últimos anos. A conclusão das convocações representa não apenas o cumprimento de um compromisso administrativo, mas também um avanço na política de fortalecimento do sistema prisional e da segurança pública em Pernambuco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:58, 10 Abr

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra defende liberdade de imprensa
Postura

Raquel Lyra se solidariza com jornalista Igor Maciel e JC e defende liberdade de expressão

Caso ganhou repercussão após divulgação de prints com conversas em whatsapp envolvendo atos que tratam de intimidação e censura da imprensa.

Abertura da festa da pitomba 2026
Festa

Festa da Pitomba 2026: Monte dos Guararapes lota no 1º dia de shows com Toni Garrido e Hungria

A programação destacou, principalmente, artistas locais e regionais; nomes como Monique, Rossi, Cezar Pakerinha, Os Moreninhos entre outros.

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
Presença

Raquel Lyra percorre 2 mil quilômetros em 3 dias e intensifica atuação no Sertão levando entregas

Com novos e antigos aliados, governadora assinou o contrato de concessão do saneamento para 24 municípios, inaugurou setor hospitalar e mostrou força do São Francisco ao Araripe.

mais notícias

+

Newsletter