Raquel Lyra fazendo anúncio de reunião com prefeitos eleitos. Foto: Divulgação
Durante atendimento à imprensa no domingo, 6 de outubro, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou que, ainda em novembro deste ano, irá convocar todos os prefeitos eleitos para falar sobre as parcerias que o Governo do Estado tem com os municípios nas mais diversas áreas, além de auxiliá-los no processo de transição. A chefe do Executivo Estadual também reiterou que Pernambuco obteve uma redução de 53% nos números de ocorrências policiais, quando comparadas às eleições municipais de 2020.
“Já tive a oportunidade de falar com diversos prefeitos para parabenizá-los. Ainda em novembro, iremos reunir todos eles para prepará-los para que possam ter o melhor desempenho possível durante o mandato a partir das construções que a gente já tem feito em Pernambuco, nas áreas de saúde, segurança e da infraestrutura, por exemplo. Continuaremos seguindo com as parcerias de maneira muito firme, acelerando a implementação de projetos em todo o Estado. O que precisamos fazer é trabalhar pelo povo de Pernambuco”, enfatizou Raquel Lyra.
As Forças de Segurança de Pernambuco asseguraram uma eleição segura em todo o Estado. Entre a meia-noite e às 16h do domingo (06), foram contabilizados 69 ocorrências e 118 pessoas encaminhadas para as delegacias. Na última eleição foram registrados 148 delitos no dia da eleição.
Para a chefe do Executivo Estadual, os números são resultados do reforço policial feito pelo Governo de Pernambuco.
“Implementamos um efetivo maior, investimos R$ 6,7 milhões, foram mais de 30 mil lançamentos para poder garantir a semana da eleição e isso deu resultado. Fomos muito eficientes no trabalho. Houve prisões que ocorreram durante o processo eleitoral, durante as votações e na véspera, mas a redução de 50% das ocorrências foram fundamentais para permitir uma eleição tranquila em Pernambuco”, concluiu a governadora.
Um levantamento realizado pelo Blog Ponto de Vista revela uma significativa mudança no mapa político de Pernambuco após a apuração de 100% das urnas. O PSDB, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, passou de 5 prefeituras em 2020 para um impressionante total de 32 prefeituras, consolidando-se como o partido mais influente do estado.
Enquanto isso, o PSB do prefeito João Campos, viu sua representação cair de 68 prefeitos em 2016 para 53 em 2020 e agora contará com apenas 31 municípios a partir de 2025. A queda do MDB foi ainda mais acentuada, passando de 22 prefeituras para apenas 12.
Por outro lado, o PP teve um crescimento notável, aumentando seu número de prefeituras de 16 para 24, assim como o Republicanos, que saltou para 22, 10 a mais que em 2022. Em contraste, o PL enfrentou um declínio significativo, reduzindo sua presença de 9 para apenas 2 prefeituras.
Outros partidos, como o PSD (19 prefeituras), União Brasil (10), Avante (8), Podemos (8) e PT (7) mantiveram representações, enquanto o PV ficou com 5. O PDT, Solidariedade, PRD e PCdoB garantiram uma prefeitura cada. O cenário mostra um fortalecimento do PSDB e destaca a nova configuração política em Pernambuco.
A cada dois anos, as urnas dão recados, além de apontarem os candidatos eleitos. No caso da eleição municipal deste ano, os resultados indicaram que a governadora Raquel Lyra se destaca como grande liderança política de Pernambuco, ao mostrar sua força em vários colégios eleitorais espalhados pelo estado, dos pequenos aos grandes, do litoral ao Sertão.
2
18:48, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
mais notícias
+