Pernambuco, 03 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Raquel Lyra assina ordem de serviço para restaurar Igreja Matriz de Santo Antônio

A gestora visitou o espaço religioso e ressaltou que a iniciativa contribui para a requalificação do centro da capital pernambucana.

03 de setembro de 2024 às 14:00   - Atualizado às 14:19

Raquel Lyra assina ordem de serviço para obra de restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio

Raquel Lyra assina ordem de serviço para obra de restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio Foto: Ed Machado/Governo de Pernambuco

O Governo de Pernambuco vai restaurar os bens móveis e integrados da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro do Recife. A governadora Raquel Lyra assinou, na manhã desta terça-feira, 3 de setembro, em visita à igreja, a ordem de serviço da obra de restauro que será executada por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Orçada em R$ 3,4 milhões, a intervenção conta com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através do Novo PAC. O ato contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause.

A gestora visitou o espaço religioso e ressaltou que a iniciativa contribui para a requalificação do centro da capital pernambucana.

“Estamos trabalhando pela restauração do nosso patrimônio histórico que é riquíssimo. E contando com recursos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, o Estado fica responsável pela obra. A restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, além de valorizar nosso patrimônio, também reforça, junto com outras ações, a requalificação do Centro do Recife, para que nossa capital seja um lugar bom para frequentar, seja para lazer, trabalho ou turismo”, destacou Raquel Lyra.

Estão inclusas ações de conservação e restauro com intervenções previstas para cinco ambientes da Matriz de Santo Antônio.

“É muito importante o restauro, as obras de conservação e manutenção para essa igreja que fica no coração do Recife. Essa igreja é um símbolo da fé e vai receber esse cuidado para que possa acolher ainda melhor os fiéis que vêm aqui”, afirmou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

Serão restaurados os espaços da nave, que são: forro, cimalhas, tribunas, portadas, púlpitos, arco cruzeiro, pinturas, retábulos e balaústres (antiga mesa de comunhão que delimita os níveis e espaços no corpo da nave); a capela-mor, com o retábulo do Santíssimo Sacramento, tribunas, cimalhas, forro, revestimentos parietais em talha e pinturas apaineladas; a sacristia da Irmandade do Santíssimo Sacramento, com o nicho de N. Sra. da Soledade; a sacristia da Matriz, com arcaz em jacarandá; e sub-coro com forro, capela de N. Sra. da Piedade, pia batismal e painel do Batismo de Cristo.

Leia Também

“Essa restauração é algo muito importante, porque a igreja foi restaurada, mas os bens menores, que têm igualmente grande valor artístico e histórico-cultural, ainda precisam de manutenção. Fé, cultura e história estão profundamente unidas em todos estes elementos que compõem o nosso barroco tão precioso no Recife, em Olinda e adjacências”, declarou o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

Localizada no bairro de Santo Antônio, no centro da capital de Pernambuco, a Igreja do Santíssimo Sacramento, conhecida popularmente como Matriz de Santo Antônio, ficará fechada durante a reforma, que tem prazo de 13 meses. De acordo com a Arquidiocese, toda a atividade religiosa será feita na lateral do templo.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, explicou que a obra ocorre para complementar outra intervenção já realizada.

“No final de 2018, o Iphan concluiu a obra civil da Igreja Matriz de Santo Antônio e, em seguida, a Arquidiocese de Olinda e Recife, proprietária do bem, contratou um projeto para restauração dos bens integrados do monumento, que foi aprovado pela autarquia federal”, detalhou.

Em estilo barroco colonial, a igreja teve a sua construção iniciada em 1753 e concluída em 1790. Tombado em nível federal, o monumento religioso é formado por oito altares, duas capelas da nave, um consistório no andar superior, uma dupla fileira de tribunas e duas sacristias, de cada lado da capela-mor.

“É uma satisfação enorme ver um projeto desse se concretizando, tanto pelo valor sentimental, por se tratar de uma Igreja que é o coração do Recife, mas também pela boa utilização de recursos. Temos certeza de que o prazo será cumprido e a igreja será entregue ainda melhor”, afirmou o superintendente do Iphan em Pernambuco, Gilberto Sobral.

Participaram os secretários estaduais Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), além do pároco da Igreja do Santíssimo Sacramento Matriz de Santo Antônio, Roberto Nogueira.

Grupo de Trabalho - Após a assinatura da ordem de serviço, o grupo de trabalho formado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, a Secretaria de Cultura e a Fundarpe se reuniram para tratar da reconstrução do Santuário do Morro de Nossa Senhora da Conceição. A governadora Raquel Lyra assegurou a reconstrução do templo por meio de Termo de Fomento.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

16:15, 03 Set

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

MPPE
Ação

MPPE, em conjunto com polícias, inicia operação contra grupo criminoso no sertão de Pernambuco

De acordo com as investigações, os suspeitos cometia fraudes na arrecadação de tributos municipais referentes à compra e venda de imóveis, trazendo prejuízos à administração pública e aos proprietários de imóveis.

Elcione Ramos, prefeita de Igarassu.
Agenda

IGARASSU: prefeita Elcione visita população de Cruz de Rebouças nesta terça (3)

O evento será realizado na Miro Lajes e promete ser mais uma oportunidade de diálogo direto entre a candidata e os eleitores da região.

Deputado Eduardo da Fonte é homenageado.
Condecoração

Deputado Eduardo da Fonte é HOMENAGEADO pelo Hospital de Câncer de Pernambuco

O político foi o parlamentar que mais destinou verbas na história do hospital, que já ultrapassam a marca de R$23 milhões de reais, iniciando o repasse desde o seu primeiro mandato, em 2008. São 17 anos consecutivos de colaboração com o HCP.  

mais notícias

+