Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra acolhe imagem de Nossa Senhora de Nazaré: "Que ela abençoe todo o povo de Pernambuco"

Símbolo do Círio de Nazaré, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi recebida por Raquel Lyra nesta terça-feira (1º), no Palácio do Campo das Princesas.

Fernanda Diniz

01 de julho de 2025 às 16:21   - Atualizado às 16:37

Raquel Lyra acolhe imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Raquel Lyra acolhe imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Foto: Yacy Ribeiro/Secom

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações católicas do mundo, foi acolhida nesta terça-feira, 1º de julho, pela governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas.

Durante a cerimônia, a imagem ficou exposta no hall da sede do pernambuco/">Governo de Pernambuco para apreciação dos fiéis, em um momento marcado pela devoção e pela bênção conduzida pelo reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Frei Cidmário Bezerra. A vice-governadora Priscila Krause também participou da acolhida. 

“Nós somos um povo muito resiliente, de muita fé e de muita devoção, e só posso agradecer pela oportunidade de receber Nossa Senhora Nazaré, para que ela possa abençoar todo o povo de Pernambuco. Nós temos trabalhado muito no resgate do patrimônio histórico do nosso Estado, para permitir que a fé do nosso povo seja respeitada, que a história do nosso povo seja contada por meio da devoção. Nós, que estamos no governo, temos que sempre exercitar a nossa fé para que tudo aquilo que façamos seja o que vai  favorecer aos que mais precisam”, disse a governadora Raquel Lyra

O coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), Antônio Sousa, acompanhou a acolhida da imagem de Nossa Senhora pela gestora.

“Com Nossa Senhora de Nazaré começamos esse trabalho de peregrinações, porque o Círio cresceu muito. A devoção mariana, para nós, é uma missão constante, que mostra que a fé em Nossa Senhora é o melhor caminho para melhorarmos nossas vidas e nossas condições. Aqui no Recife, para nós, não foi surpresa, mas uma confirmação: o povo nordestino tem um afeto e uma devoção ainda mais intensa por Maria”, declarou Sousa. 

Veja Também

Após o momento de acolhida na sede do Governo de Pernambuco, a imagem seguiu para o Centro Cultural Cais do Sertão, onde ocorre a exposição "Caminhos para Belém – o amor que flui como água", do fotógrafo e cineasta paraense Alexandre Baena.

A mostra, que já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, narra, por meio de imagens documentais, a trajetória de fé dos romeiros e promesseiros que caminham até Belém do Pará todos os anos, no segundo domingo de outubro, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

Antes da chegada ao Palácio, a imagem passou pelo Morro da Conceição, na segunda-feira (30), e pela Igreja de São Bartolomeu, na Bomba do Hemetério, durante a manhã desta terça (1º).

No Recife, a imagem da santa vai ocupar o espaço expositivo do Cais do Sertão, onde ficará exposta ao público até o dia 31 deste mês. 

O fotógrafo Alexandre Baena destacou que a exposição mostra a fé das pessoas, e apontou que em Pernambuco observou uma devoção que converge com a fé paraense.

“A acolhida no Recife, em Pernambuco, foi maravilhosa ontem à noite, no Morro da Conceição. Nós vimos a população tão próxima da imagem peregrina, algo que não acontece em Belém. Vimos um santuário lotado, todos pedindo e agradecendo por aquele momento, isso mostra a fé que vibra aqui em Pernambuco. E é uma fé que está em consonância com a fé do Pará. E a exposição Caminhos para Belém retrata exatamente isso, a fé dos que saem dos mais diversos cantos do Pará e vão até Belém para esse encontro com a Nossa Senhora. É isso o que move o Círio, a fé nas pessoas e a fé das pessoas”, contou Baena.  

“Receber a mãe é receber sempre no coração dela o amor do filho, porque Maria quer portar sempre no seu coração a graça do seu filho para todos nós. Recebemos esta bela imagem de Nossa Senhora, que tem tantos títulos, mas o mais belo é este: a Virgem de Nazaré, porque é esse título que simboliza que o filho aprendeu com a mãe a sempre cuidar do povo”, disse o reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Frei Cidmário Bezerra.

Depois da passagem por Pernambuco, a imagem seguirá peregrinando por outras capitais brasileiras, antes de retornar ao Pará, onde acontece o tradicional Círio de Nazaré, reunindo milhões de fiéis em Belém.

O Círio de Nazaré foi reconhecido em 2004 como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e, em 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:36, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

Preço da gsolina na Paraíba.
Dinheiro

Preço da gasolina na Paraíba custa quase R$ 1 a menos do que em Recife

A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.

Deputado Coronel Feitosa e Galo da Madrugada.
Carnaval

Coronel Feitosa é autor da lei que torna Galo da Madrugada Patrimônio Cultural de Pernambuco

Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado

mais notícias

+

Newsletter