Professor Gustavo Santos. Foto: Arquivo Pessoal/ Gustavo Santos
O professor Gustavo Santos Bezerra, da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire, em Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, foi o vencedor da 27ª edição do Prêmio Educador Nota 10, uma das premiações mais importantes da educação brasileira, que reconhece professores e gestores de escolas públicas e privadas de todo o país.
O resultado foi anunciado na última terça-feira (28), durante uma cerimônia na Pinacoteca de São Paulo. Nesta edição, o prêmio recebeu mais de 4 mil projetos inscritos em todo o Brasil, nas categorias “inovação e tecnologia”, “direitos humanos” e “sustentabilidade”.
Além de ser eleito Educador do Ano, Gustavo também venceu na categoria sustentabilidade com o projeto “Dos resíduos aos recursos: proposta de reutilização dos subprodutos das casas de farinha do Quilombo do Caroá”.
No trabalho, o professor orientou estudantes a criar protótipos a partir dos resíduos da mandioca produzidos nas casas de farinha da comunidade quilombola local.
“Ter esse retorno positivo de um trabalho que realizamos na educação básica, feito com tanto amor e direcionado à comunidade, foi algo extremamente gratificante. É o reconhecimento do esforço e da dedicação que nós, professores, colocamos todos os dias em sala de aula”, celebra Gustavo, que não segurou a emoção no momento do anúncio. “Foi um misto de emoções indescritível”, completa.
Docente da Rede Estadual desde 2017, o professor de química e física contou que seguiu os passos da mãe, professora dos anos iniciais do ensino fundamental.
“Eu me inspirava nela e em outros educadores que marcaram minha trajetória escolar”, lembra.
Gustavo destacou ainda o impacto transformador da educação e o valor do trabalho docente:
“A partir da atividade docente, que requer muita responsabilidade e dedicação, a gente colhe muitos resultados lindos. Eu nunca imaginei que a gente pudesse alcançar tanto com projetos desenvolvidos em sala de aula”, revela.
2
19:06, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
mais notícias
+