Pernambuco, 05 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Privatização dos parques do Recife transforma espaços públicos em áreas de consumo

Apesar de prometer que a entrada nos parques será gratuita, a gestão privada prevê diversas formas de gerar receita, como cobrança por estacionamento, restaurantes, publicidade e atividades pagas.

Portal de Prefeitura

22 de março de 2025 às 10:26   - Atualizado às 11:13

Parques do Recife

Parques do Recife Foto Montagem/Portal de Prefeitura

A privatização dos parques urbanos de Recife, incluindo o Parque da Jaqueira, gerou polêmica devido às mudanças que estão sendo implementadas pela concessionária Viva Parques do Brasil. A empresa assumiu a gestão de quatro parques, com um contrato de 30 anos com a Prefeitura do Recife, e um plano de investimentos que prevê melhorias, mas também levanta questões sobre a elitização do espaço público.

Apesar de prometer que a entrada nos parques será gratuita, a gestão privada prevê diversas formas de gerar receita, como cobrança por estacionamento, restaurantes, publicidade e atividades pagas. A criação de um ambiente comercial dentro dos parques pode afetar a natureza democrática desses espaços, afastando aqueles que não podem consumir os serviços oferecidos. Além disso, há a implementação de tecnologias como reconhecimento facial e coleta de dados pessoais para fins publicitários, o que também gerou críticas.

A concessionária está realizando uma série de transformações, como a substituição de espaços de lazer por estruturas comerciais, como no caso da pista de bicicross da Jaqueira, que pode ser substituída por um restaurante. Especialistas apontam para o risco de os parques se tornarem exclusivos para uma parte da população, aumentando a segregação social.

Embora o processo tenha sido questionado por alguns, a Viva Parques tem se comunicado com os usuários por meio de pesquisas e canais de comunicação para ouvir as demandas da população. A prefeitura também está estudando novos projetos de concessão de parques, o que indica uma tendência de privatização de outros espaços públicos.

Para mais detalhes sobre a privatização e os impactos nos parques do Recife, confira a matéria completa no site Marco Zero Conteúdo.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:02, 05 Set

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concurso público em Trindade, Pernambuco.
Oportunidade

Prefeitura em Pernambuco abre novo concurso com 353 vagas e salários de até R$ 6,6 mil; veja como se inscrever

A atrativa contempla profissionais de diferentes áreas, com postos para o magistério, níveis médio, técnico e superior, além de Agente Comunitário de Saúde.

Professor Lúpercio em agenda politíca
Eleições

Professor Lupércio relembra obras realizadas em Olinda durante caminhada em Sapucaia e Aguazinha

O ex-gestor municipal percorreu ruas dos bairros e destacou ações realizadas nas comunidades

Áureo Cisneiros, presidente do Sinpol
Mandato

Áureo Cisneiros é reconduzido pela quarta vez à presidência do SINPOL-PE

Com uma trajetória marcada pela atuação sindical e pela defesa das reivindicações da categoria, Áureo inicia um novo mandato com a proposta de manter uma gestão independente, mobilizada e voltada à valorização dos policiais civis

mais notícias

+

Newsletter