Pernambuco, 11 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeitura do Recife empossa 65 crianças para participação direta nas políticas públicas da cidade

Comitê reúne meninos e meninas de 6 a 10 anos de cinco comunidades beneficiadas pelo Promorar, fortalecendo a escuta ativa nos territórios

Portal de Prefeitura

11 de abril de 2026 às 08:34   - Atualizado às 08:39

Prefeitura do Recife empossa 65 crianças

Prefeitura do Recife empossa 65 crianças Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

A cidade do Recife deu mais um passo no fortalecimento da participação social ao empossar, na noite desta sexta-feira (10), 65 crianças de 6 a 10 anos no Comitê de Crianças da Cidade. Representando cinco comunidades - Dancing Days, Vila Brasil, Vila do Papel, Comunidade do Bem e Jardim Uchôa/Ximboré -, os participantes passam a contribuir com reflexões e propostas para políticas públicas, ampliando a escuta ativa e a representatividade territorial. A cerimônia foi realizada no Compaz Miguel Arraes, na Madalena, com a presença do prefeito Victor Marques.

Durante a posse, o gestor destacou a importância de construir uma cidade pensada para as novas gerações. “As crianças que estão aqui hoje representam o que a gente espera para o futuro da nossa cidade. Não faria sentido construir uma cidade que não fosse boa para elas. Por isso, temos investido em creches e na expansão da atenção básica para garantir um futuro melhor”, afirmou.

A iniciativa é conduzida pelo Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife), em parceria com a Secretaria Executiva da Primeira Infância.

Segundo a secretária-executiva da Primeira Infância, Luciana Lima, o Comitê se destaca pelo caráter inclusivo. “São 65 crianças divididas em cinco comunidades, com 13 participantes em cada grupo. A seleção considera critérios como cotas raciais e de gênero, além de garantir a participação de crianças neurodivergentes. É um trabalho que prioriza a inclusão”, explicou.

O chefe do gabinete do ProMorar, João Charamba, ressaltou o papel estratégico da iniciativa nos territórios. “Estamos empossando cinco comitês que vão atuar diretamente nas comunidades atendidas pelo programa. As crianças são fundamentais, porque funcionam como ponte com as famílias e ajudam a fortalecer o diálogo no processo de urbanização”, disse.

Veja Também

Além da posse, as crianças participaram de atividades de integração e dinâmicas coletivas. Ao longo do ciclo, irão contribuir com percepções e propostas a partir das realidades dos territórios onde vivem, ajudando a orientar ações públicas.

O Comitê de Crianças é uma estratégia que reconhece meninos e meninas como sujeitos de direitos e agentes ativos na transformação da cidade. A proposta parte do entendimento de que uma cidade pensada a partir da infância se torna mais inclusiva e melhor para todos.

A secretária de Educação, Cecília Cruz, reforçou o papel da comunidade nesse processo. “O lugar da criança não é só a escola, mas também a comunidade que construímos juntos, com a participação das famílias, ouvindo as crianças em todos os cantos da cidade para fazer um Recife mais acolhedor e educador”, afirmou.

Criado como projeto piloto em 2024, o Comitê vem sendo ampliado gradualmente nas áreas atendidas pelo ProMorar, consolidando-se como uma ferramenta de escuta qualificada e participação cidadã. A metodologia prevê encontros mensais em comunidades e equipamentos públicos, estimulando o diálogo, o pertencimento e o exercício da cidadania desde cedo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:19, 11 Abr

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula da Fonte em agenda na Coreia do Sul
Mercado

Lula da Fonte requisita abertura do mercado sul-coreano para carne bovina brasileira

O parlamentar solicitou a criação do credenciamento necessário para que o Brasil passe a exportar carne bovina ao mercado que atualmente não está aberto para esse tipo de produto.

Reuniões estratégicas no porto de suape
Avanço

Suape reforça estratégia para o agro e aposta em inteligência marítima para ampliar exportações

Novidade foi anunciada durante fórum do Pacto pelo Agro e amplia capacidade do porto para atrair cargas, desenvolver rotas e consolidar hub logístico.

Reunião de lideranças médicas no SIMEPE
Salários

Médicos da rede municipal de Caruaru aprovam reajuste de 15% em vencimentos durante AGE do Simepe

A Proposta foi aprovada por unanimidade em assembleia virtual; categoria seguirá mobilizada por recomposição plurianual

mais notícias

+

Newsletter