Henrique Gois e Raquel Lyra Foto: Divulgação
O prefeito de Paranatama, Henrique Gois (ex-MDB), anunciou na terça-feira, 29 de abril, que estará se filiando ao PSD, reforçando a base da governadora Raquel Lyra (PSD) no interior de Pernambuco.
“Henrique tem feito um trabalho sério em Paranatama, e sua chegada fortalece ainda mais a nossa base no interior”, disse a gestora estadual.
Nas suas redes sociais, o gestor municipal celebrou a mudança.
Filiação de prefeitos
No dia 7 de abril, ocorreu a filiação de 31 prefeitos pernambucanos ao Partido Social Democrático (PSD). Os gestores acompanharam a governadora Raquel Lyra, que além de se filiar, passou a ocupar o cargo de presidente estadual da sigla.
Com a chegada dos novos prefeitos, o PSD alcança o marco de 922 gestões municipais e se consolida como o partido com o maior número de prefeitos do Brasil. Somente no Nordeste, a legenda agora comanda 310 prefeituras. Em Pernambuco, o PSD passou a contar após o evento 57 prefeitos.
As 922 prefeituras representam cerca de 16% dos 5.570 municípios brasileiros, segundo dados do IBGE de julho de 2024.
O evento, que reuniu políticos e figuras influentes, contou com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Em março, o dirigente já havia participado da filiação da governadora.
O quadro ainda vai evoluir – é o que se comenta nos corredores do Palácio das Princesas, onde se diz que a governadora já tem mais de 120 prefeitos comprometidos com ela. Estima-se que o PSD chegará a mais de 60 prefeitos.
Nas contas de hoje, Raquel já conta com 104 prefeitos, declaradamente, na sua base através da soma dos filiados ao PSD, PP, Avante, Podemos, PV e PRD.
A oposição, formada pelo PSB, Republicanos e PCdoB, tem 49 prefeitos. Os demais estão em partidos que ainda não se definiram claramente como MDB (embora muitos prefeitos emedebistas já estejam comprometidos com o Palácio), PT, onde também há prefeitos fieis à governadora, PL, PDT e Solidariedade.
1
2
3
4
14:27, 06 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
Em frente ao Palácio do Campo das Princesas, a gestora recebeu as continências regulamentares, foi apresentada à Guarda de Honra e realizou a revista da tropa.
A internet transforma essa coincidência em piada e publica montagens sempre que o calendário chega ao dia 6 de março.
No início deste ano, o historiador anunciou sua pré-candidatura a deputado federal por Pernambuco nas eleições de 2026.
mais notícias
+