Agentes da PCPE durante operação. Foto: PCPE/Divulgação
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, a Operação Drops, visando desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Esta é a décima operação do ano e mobiliza agentes em diversas cidades de Pernambuco e outros estados.
Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do bloqueio judicial de ativos financeiros. O Juízo da Vara Criminal da Comarca de Ipojuca expediu todas as determinações.
O delegado Ney Rodrigues, titular da Delegacia de Polícia da 43ª Circunscrição, em Porto de Galinhas, comanda a ação. A investigação teve início em setembro de 2020 e, agora, avança com operações simultâneas em Jaboatão dos Guararapes, Recife, Camaragibe, Igarassu e Garanhuns, além das cidades de Campinas (SP) e Francisco Beltrão (PR).
A operação conta com a participação de 90 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.
As investigações receberam suporte da Diretoria de Inteligência da PCPE e do Grupo de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Além disso, há apoio das polícias civis de São Paulo e Paraná.
Forças de Segurança de Pernambuco e Bahia finalizaram a Operação Vale do São Francisco Seguro, realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro.
As ações ocorreram no limite entre as cidades de Petrolina e Juazeiro, a operação resultou em números positivos de combate à violência.
No período, a polícia efetuou 55 prisões, das quais 20 em flagrante, encaminhou 57 pessoas às delegacias, registrou 23 TCOs e cumpriu 5 mandados de busca e apreensão.
Para além das prisões e cumprimentos de mandados, as Forças de Segurança de PE e da BA realizaram ainda, de forma conjunta, a autuação de 135 veículos; a apreensão de 43 veículos e a recuperação de 2 veículos roubados; a recuperação de 13 celulares; e a apreensão de 17 armas.
Houve ainda a abordagem de quase 2,5 mil veículos durante os três dias de atividades policiais.
A polícia também apreendeu entorpecentes como maconha, cocaína e crack, retirando-os de circulação.
No total, a SDS-PE e a SSP-BA empregaram 1.347 servidores em uma ação conjunta ostensiva e preventiva para reforçar a operação e reduzir crimes como homicídios, tráfico de entorpecentes e de armas, além de Crimes Violentos contra o Patrimônio, como assaltos à mão armada.
Policiais militares, civis, bombeiros militares e integrantes da Polícia Científica atuaram de maneira integrada na mega-operação.
A ação contou ainda com o reforço de órgãos de inteligência, do poder Judiciário, do sistema penal, das guardas municipais e do Ministério Público.
O Grupamento Tático Aéreo (GTA) também atuou na operação.
2
18:51, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
mais notícias
+