Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

POLÍCIA desmonta esquema com construtora fantasma que repassava valores a servidores de prefeituras

Na operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Afogados da Ingazeira.

Fernanda Diniz

12 de dezembro de 2024 às 15:19   - Atualizado às 15:55

Polícia Civil faz Operação em Pernambuco.

Polícia Civil faz Operação em Pernambuco. Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro, a Polícia Civil de Pernambuco realizou a 68ª Operação de Repressão Qualificada de 2024, batizada de Abantesma. A ação, coordenada pela Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), desarticulou um esquema de corrupção envolvendo uma construtora fantasma utilizada para fraudar licitações e repassar valores a servidores de prefeituras no Sertão do estado.

Em coletiva de imprensa, o gestor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACCO), delegado Paulo Furtado, detalhou que as investigações, iniciadas em 2021, revelaram que a construtora vencedora dos contratos não possuía endereço físico nem funcionários. A empresa era utilizada para vencer licitações fraudulentas em cinco municípios: Iguaracy, Betânia, Custódia, Itapetim e São José do Egito.

“A empresa que era utilizada para licitações nas prefeituras, vencia as licitações, mas não possuía nem sede nem funcionários registrados. Também apurou-se que parte dos valores ganhos na licitação eram destinadas a Funcionários Públicos que possuíam cargo na prefeitura, principalmente nas secretarias de obras. As investigações continuam visando identificar o máximo de pessoas possíveis envolvidas nessa fraude em licitação”, disse o delegado.

Os contratos investigados possuem o montante de aproximadamente R$ 4 milhões.

Na operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Afogados da Ingazeira. As ações ocorreram nas cinco cidades investigadas, contando com a participação de 60 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães.

Veja Também

Os materiais apreendidos foram levados para a Delegacia de Polícia de São José do Egito, onde serão analisados.

Nome e objetivo da operação

O nome Abantesma, que significa “fantasma”, faz alusão ao caráter fictício da construtora usada para a prática dos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro.

A operação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DINTEL) e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD). Mais detalhes devem ser divulgados pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil em momento oportuno.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Polícia Civil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:15, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter