Na operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Afogados da Ingazeira.
Polícia Civil faz Operação em Pernambuco. Foto: Divulgação
Na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro, a Polícia Civil de Pernambuco realizou a 68ª Operação de Repressão Qualificada de 2024, batizada de Abantesma. A ação, coordenada pela Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), desarticulou um esquema de corrupção envolvendo uma construtora fantasma utilizada para fraudar licitações e repassar valores a servidores de prefeituras no Sertão do estado.
Em coletiva de imprensa, o gestor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACCO), delegado Paulo Furtado, detalhou que as investigações, iniciadas em 2021, revelaram que a construtora vencedora dos contratos não possuía endereço físico nem funcionários. A empresa era utilizada para vencer licitações fraudulentas em cinco municípios: Iguaracy, Betânia, Custódia, Itapetim e São José do Egito.
“A empresa que era utilizada para licitações nas prefeituras, vencia as licitações, mas não possuía nem sede nem funcionários registrados. Também apurou-se que parte dos valores ganhos na licitação eram destinadas a Funcionários Públicos que possuíam cargo na prefeitura, principalmente nas secretarias de obras. As investigações continuam visando identificar o máximo de pessoas possíveis envolvidas nessa fraude em licitação”, disse o delegado.
Os contratos investigados possuem o montante de aproximadamente R$ 4 milhões.
Na operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Afogados da Ingazeira. As ações ocorreram nas cinco cidades investigadas, contando com a participação de 60 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães.
Os materiais apreendidos foram levados para a Delegacia de Polícia de São José do Egito, onde serão analisados.
O nome Abantesma, que significa “fantasma”, faz alusão ao caráter fictício da construtora usada para a prática dos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro.
A operação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DINTEL) e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD). Mais detalhes devem ser divulgados pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil em momento oportuno.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Polícia Civil.
2
03:15, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+