Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia de Pernambuco mira facção envolvida em lavagem de dinheiro e pirâmide financeira

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do bloqueio de recursos, nas cidades de Olinda, Recife, Paudalho e São Lourenço da Mata.

Gabriel Alves

19 de dezembro de 2024 às 10:00   - Atualizado às 10:11

Itens apreendidos pela polícia na operação.

Itens apreendidos pela polícia na operação. Foto: PCPE/Divulgação

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou nesta quinta-feira, 19 de dezembro, a Operação Efectivo, com o objetivo de identificar e desmantelar uma organização criminosa suspeita de estelionato, prática de pirâmide financeira e lavagem de dinheiro.

As investigações, iniciadas em 2021, apontaram a existência de um esquema que movimentou milhões de reais. Como parte da ação, foi determinado o bloqueio judicial de R$ 5 milhões em ativos financeiros ligados ao grupo.

Armas, munições, um celular, um carregador e documentos, foram apreendidos pela corporação.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do bloqueio de recursos, nas cidades de Olinda, Recife, Paudalho e São Lourenço da Mata. As ordens judiciais foram emitidas pela Terceira Vara Criminal da Comarca de Olinda.

A operação contou com a participação de 65 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães, que atuaram para executar as medidas e coletar provas relacionadas ao caso.

Veja Também

Outra operação contra lavagem de dinheiro, em Pernambuco 

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), em parceria com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou no mês de outubro, a 52ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada "Expugna".

A ação é parte do Projeto Impulse, que integra o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC/MJSP), com o objetivo de fortalecer o combate às organizações criminosas por meio da cooperação entre as polícias civis.

A investigação, que teve início em setembro de 2020, busca desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Nesta fase da operação, estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão e 23 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do sequestro de bens, bloqueio judicial de ativos financeiros, todos expedidos pela Vara Criminal de Surubim.

A operação mobilizou um total de 160 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, e contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE), além das Polícias Civis dos estados de São Paulo e Paraíba.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:56, 24 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Incêndio em fábrica de fertilizantes no Recife.
Pernambuco

Incêndio atinge fábrica de fertilizantes no Porto do Recife

Corpo de Bombeiros mobilizou seis viaturas para controlar as chamas, que ficaram concentradas em um equipamento da fábrica.

Incêndio em fábrica no Recife.
Situação

Incêndio atinge fábrica de fertilizantes no Porto do Recife; veja vídeo

Corpo de Bombeiros enviou seis viaturas ao local e informou que as chamas ficaram restritas a um maquinário do empreendimento.

Matheus Martins e Nelma Carvalho.
Admissão

Prefeitura de Garanhuns empossa novos secretários de Assistência Social e Infraestrutura

Maria Nelma Carvalho e Matheus Martins assumem as secretarias com a proposta de dar continuidade às ações da gestão municipal.

mais notícias

+

Newsletter