10 de outubro de 2024 às 13:55 - Atualizado às 14:28
Armas e munição apreendidas pela PCPE e dinheiro apreendido. Fotos: Divulgação. Edição: Portal de Prefeitura
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), em parceria com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, a 52ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada "Expugna".
A ação é parte do Projeto Impulse, que integra o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC/MJSP), com o objetivo de fortalecer o combate às organizações criminosas por meio da cooperação entre as polícias civis.
A investigação, que teve início em setembro de 2020, busca desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Nesta fase da operação, estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão e 23 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do sequestro de bens, bloqueio judicial de ativos financeiros, todos expedidos pela Vara Criminal de Surubim.
A operação mobilizou um total de 160 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, e contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE), além das Polícias Civis dos estados de São Paulo e Paraíba.
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã da quarta-feira, 9 de outubro, a 51ª Operação de Repressão Qualificada do ano, batizada de "Trilha". A ação, vinculada à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), é conduzida pelo delegado Joel Venâncio, titular da 9ª Delegacia Seccional (9ª DESEC).
As investigações tiveram início em junho de 2024 e visam identificar e desarticular uma associação criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de armas de fogo. No decorrer da operação, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão e dez mandados de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Camaragibe.
A ação mobilizou 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações contaram com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), além da colaboração do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE).
Durante a operação contra dois grupos criminosos em Itamaracá e Camaragibe, os policiais prenderam integrantes e um deles reagiu e trocou tiros com os agentes, mas foi baleado na perna.
2
3
01:36, 20 Mar
28
°c
Fonte: OpenWeather
A criança precisou passar por cirurgia e está internado no Hospital da Restauração.
Denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) aponta Renato Thiebaut como tesoureiro do então candidato em 2020, que foi eleito para o primeiro mandato na época.
O vereador do Recife lembrou que o movimento se posicionou contra os intervalos bíblicos nas escolas.
mais notícias
+