"É uma emoção muito grande poder representar todas as mulheres aqui e poder servir a todo o povo de Pernambuco. E é de grande emoção poder honrar a minha família", disse a mais nova policial militar.
14 de agosto de 2025 às 21:43 - Atualizado às 22:22
Policial militar Maria Karolyne, primeira colocada geral no curso de formação da PMPE 2024 Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura
O site Portal de Prefeitura participou da solenidade de formatura dos 2.299 novos policiais militares, que aconteceu na tarde da terça-feira, 12 de agosto, na Arena Pernambuco (assista vídeo abaixo).
Uma das formandas é a soldado Maria Karolyne, 19 anos, de Palmares, que fez questão de homenagear sua família com sua conquista pessoal e coletiva.
“É uma emoção muito grande poder representar todas as mulheres aqui e poder servir a todo o povo de Pernambuco. E é de grande emoção poder honrar a minha família, eu agradeço todos os dias por tudo o que fizeram por mim”, comemorou a soldado Maria Karolyne.
A jovem revelou que mesmo com apenas 19 anos, já tinha feito o concurso da PM na Paraíba, mas, que gostaria mesmo de ficar em Pernambuco, pois, é nascida em Palmares, cidade que fica na Mata Sul.
Confira a entrevista completa concedida ao site Portal de Prefeitura logo após a conclusão da solenidade de formatura que contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSD).
Formação
Os novos integrantes da Polícia Militar de Pernambuco concluíram o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP/PM 2024), composta por 1.979 homens e 320 mulheres, realizado entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de julho de 2025. A capacitação dos novos soldados foi realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), nos polos Curado e Imbiribeira, sob supervisão da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES) e a coordenação da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMPE.
O curso teve carga horária de 1.080 horas-aula e incluiu 36 disciplinas, como Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Sistema de Segurança Pública, Abordagem Policial, Simulação de Ocorrências e Tiro Policial Defensivo.
“É claro que esse time vem reforçar, consideravelmente, a equipe que já está em campo. Nós temos uma equipe que há 14 meses conseguiu e vem conseguindo diminuir os índices de homicídio, os índices de crime violento contra o patrimônio. A gente acredita que teremos índices ainda melhores, como também a sensação de segurança para a própria população pernambucana”, destacou o Coronel Ivanildo Torres, comandante da PMPE.
2
19:06, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
mais notícias
+