Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PIB de Pernambuco cresce 1,7% no segundo trimestre de 2024, revela Fecomércio-PE

O segmento de serviços financeiros e as atividades de informação e comunicação foram os principais motores do crescimento, com um impacto direto na criação de empregos e no aumento da renda disponível.

Ricardo Lélis

18 de setembro de 2024 às 16:44   - Atualizado às 17:09

Comércio.

Comércio. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

No segundo trimestre de 2024, o PIB de Pernambuco registrou um crescimento de 4,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando o avanço de 3,3% observado no PIB brasileiro no mesmo período.

Esse desempenho superior da Economia pernambucana foi reflexo do crescimento em setores como agropecuária (+22,3%), indústria (+4,4%) e serviços (+2,8%).

De acordo com a Fecomércio-PE, o resultado acumulado até junho também destaca o desempenho positivo de Pernambuco, com crescimento de 3,4%, em comparação ao Brasil, que registrou um aumento de 2,9% no mesmo período.

No cenário nacional, o PIB brasileiro apresentou crescimento de 1,4% no segundo trimestre de 2024 em comparação com o trimestre anterior, impulsionado principalmente pelos setores de serviços e indústria. No entanto, Pernambuco registrou um crescimento ainda mais expressivo de 1,7% no mesmo período.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O crescimento do Estado é ainda mais notável no acumulado de quatro trimestres, quando cresceu 2,3%, mantendo-se próximo da média nacional de 2,5%, mas com destaque para o avanço superior em setores como a agropecuária.

Veja Também

O setor de serviços, responsável por 2,8% do crescimento de Pernambuco no segundo trimestre de 2024, tem sido fundamental para o avanço da Economia estadual.

Em comparação, o setor de serviços no Brasil cresceu 1,4% no mesmo período, indicando que o Estado teve um desempenho mais dinâmico.

O segmento de serviços financeiros e as atividades de informação e comunicação foram os principais motores do crescimento, com um impacto direto na criação de empregos e no aumento da renda disponível.

"O setor de serviços desempenhou um papel relevante no resultado do Produto Interno Bruto. Atualmente, o setor representa mais de 70% da composição do PIB de Pernambuco, aumentando a sensibilidade do indicador às variações nesse segmento, dada sua predominância. O impacto positivo do setor de serviços no PIB já era esperado, considerando que abril, maio e junho apresentaram resultados na Pesquisa Mensal de Serviços, superiores em comparação com o mesmo período do ano anterior", afirma Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio-PE.

Adicionalmente, o mercado de trabalho formal em Pernambuco apresentou sinais de recuperação, com a criação de 8.022 novos postos de trabalho em junho de 2024, revertendo a leve queda observada em abril.

Segundo Rafael Lima, economista da Fecomércio-PE, a geração de empregos formais contribui para fortalecer o consumo e impulsionar a demanda por serviços:

“Esse é um dos fatores que influenciam positivamente o desempenho do PIB de Pernambuco. No entanto, é importante observar o alto grau de informalidade no Estado, que ainda limita o impacto total dessas melhorias no mercado de trabalho sobre a Economia", explica.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:43, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter