Polícia Federal prende cinco pessoas. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Polícia Federal em Pernambuco realiza a prisão em flagrante de cinco candidatos utilizando equipamentos de radiofrequência conhecidos como “ponto eletrônicos”, com o objetivo de fraudar o concurso público da UFRPE, cuja prova foi realizada neste domingo, 8 de setembro.
A Polícia Federal em Pernambuco realizou a prisão em flagrante de 05 candidatos às vagas do concurso público da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, que oferta vagas para cargos de níveis técnico e superior. As remunerações variam de R$ 2.667,19 a R$ 4.556,92.
As prisões ocorreram ao final da realização das provas, ainda no interior de dois prédios universitários utilizados para realização do certame, localizados na cidade do Recife/PE, e foram empregados aproximadamente 14 policiais federais.
A ação foi levada a efeito por meio do Setor de Inteligência Policial-SIP e pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários – DELEFAZ, objetivando identificar e prender suspeitos de estarem utilizando equipamentos de recepção de sinais de radiofrequência, popularmente conhecidos como ponto eletrônico.
Com a lavratura dos flagrantes, a Polícia Federal prosseguirá com a investigação buscando identificar outros envolvidos, confirmar o modus operandi dos investigados, bem como identificar e localizar os fornecedores dos equipamentos e mentores da referida prática criminosa.
Os indiciados respondem, inicialmente, pelo crime de fraude em certame de interesse público (Artigo 311-A do CPB), que prevê pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Um dos conduzidos estava fazendo a prova em lugar de outro candidato, utilizando documento falso, respondendo este também pelo crime de uso de documento falso (Artigo 304 do CPB), que prevê pena de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.
A Polícia Federal, com apoio da Secretaria da Fazenda Estadual-SEFAZ/PE, deflagrou a Operação Conexão Suriname em combate ao contrabando de cigarros, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A PF e a SEFAZ/PE dão cumprimento a três mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão, medidas cautelares expedidas pelas 28ª e 34ª Varas da Justiça Federal de Pernambuco.
Os mandados foram cumpridos em endereços residenciais e comerciais localizados nas cidades do Recife/PE, Cabo de Santo Agostinho/PE, Camaragibe/PE, São Lourenço da Mata/PE, Jaboatão dos Guararapes/PE, Custódia/PE, Águas Belas/PE e Pesqueira/PE; e na ação foram empregados aproximadamente 45 policiais federais e 16 Fiscais da SEFAZ/PE.
As investigações foram iniciadas em abril de 2021, quando foi instaurado um inquérito policial objetivando apurar a existência de uma organização criminosa especializada em internalizar cigarros de origem estrangeira pelo modal marítimo e terrestre, bem como na fabricação de cigarros de diversas marcas em fábricas clandestinas, sem autorização da ANVISA.
A investigação busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi dos investigados, bem como identificar e localizar bens adquiridos com o lucro da referida atuação criminosa. Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, contrabando e integrar/constituir organização criminosa.
2
02:37, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+