Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PF prende em flagrante cinco candidatos de concurso público da UFRPE com pontos eletrônicos

As prisões ocorreram ao final da realização das provas, ainda no interior de dois prédios universitários utilizados para realização do certame

Fernanda Diniz

09 de setembro de 2024 às 16:36   - Atualizado às 16:55

Polícia Federal prende cinco pessoas.

Polícia Federal prende cinco pessoas. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

Polícia Federal em Pernambuco realiza a prisão em flagrante de cinco candidatos utilizando equipamentos de radiofrequência conhecidos como “ponto eletrônicos”, com o objetivo de fraudar o concurso público da UFRPE, cuja prova foi realizada neste domingo, 8 de setembro.

A Polícia Federal em Pernambuco realizou a prisão em flagrante de 05 candidatos às vagas do concurso público da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, que oferta vagas para cargos de níveis técnico e superior. As remunerações variam de R$ 2.667,19 a R$ 4.556,92.

As prisões ocorreram ao final da realização das provas, ainda no interior de dois prédios universitários utilizados para realização do certame, localizados na cidade do Recife/PE, e foram empregados aproximadamente 14 policiais federais.

A ação foi levada a efeito por meio do Setor de Inteligência Policial-SIP e pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários – DELEFAZ, objetivando identificar e prender suspeitos de estarem utilizando equipamentos de recepção de sinais de radiofrequência, popularmente conhecidos como ponto eletrônico.

Com a lavratura dos flagrantes, a Polícia Federal prosseguirá com a investigação buscando identificar outros envolvidos, confirmar o modus operandi dos investigados, bem como identificar e localizar os fornecedores dos equipamentos e mentores da referida prática criminosa.

Os indiciados respondem, inicialmente, pelo crime de fraude em certame de interesse público (Artigo 311-A do CPB), que prevê pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Um dos conduzidos estava fazendo a prova em lugar de outro candidato, utilizando documento falso, respondendo este também pelo crime de uso de documento falso (Artigo 304 do CPB), que prevê pena de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.

Veja Também

Outras ações da PF em Pernambuco 

A Polícia Federal, com apoio da Secretaria da Fazenda Estadual-SEFAZ/PE, deflagrou a Operação Conexão Suriname em combate ao contrabando de cigarros, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A PF e a SEFAZ/PE dão cumprimento a três mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão, medidas cautelares expedidas pelas 28ª e 34ª Varas da Justiça Federal de Pernambuco.

Os mandados foram cumpridos em endereços residenciais e comerciais localizados nas cidades do Recife/PE, Cabo de Santo Agostinho/PE, Camaragibe/PE, São Lourenço da Mata/PE, Jaboatão dos Guararapes/PE, Custódia/PE, Águas Belas/PE e Pesqueira/PE; e na ação foram empregados aproximadamente 45 policiais federais e 16 Fiscais da SEFAZ/PE.

As investigações foram iniciadas em abril de 2021, quando foi instaurado um inquérito policial objetivando apurar a existência de uma organização criminosa especializada em internalizar cigarros de origem estrangeira pelo modal marítimo e terrestre, bem como na fabricação de cigarros de diversas marcas em fábricas clandestinas, sem autorização da ANVISA.

A investigação busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi dos investigados, bem como identificar e localizar bens adquiridos com o lucro da referida atuação criminosa. Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, contrabando e integrar/constituir organização criminosa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:37, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter