Pernambuco, 13 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco: todas as cidades têm alerta de vendaval durante 24 horas; veja orientações do Inmet

A notificação é classificada na cor amarela, nível que representa "perigo potencial" na escala adotada pelo órgão meteorológico

Romildo Lacerda

01 de agosto de 2026 às 12:10   - Atualizado às 12:11

INMET emite alerta de VENDAVAL em PERNAMBUCO

INMET emite alerta de VENDAVAL em PERNAMBUCO Foto: INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de vendaval válido para todos os 184 municípios de Pernambuco. O aviso começou à meia-noite deste sábado, 1º de agosto e permanecerá em vigor até as 23h59 desse mesmo dia, indicando a possibilidade de ventos intensos em todo o estado.

A notificação é classificada na cor amarela, nível que representa "perigo potencial" na escala adotada pelo órgão meteorológico.

Embora seja o menor grau de severidade, o instituto orienta que a população permaneça atenta às condições do tempo e adote medidas preventivas para evitar acidentes.

A previsão aponta ventos com velocidades entre 40 e 60 quilômetros por hora em Pernambuco. Segundo o Inmet, esse cenário pode provocar ocorrências pontuais, como a queda de galhos de árvores, embora o risco seja considerado baixo.

O alerta ocorre poucos dias após um episódio de forte instabilidade climática atingir principalmente as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Naqueles estados, as rajadas de vento ultrapassaram os 100 quilômetros por hora, provocando destruição, interrupções no fornecimento de energia elétrica e deixando cinco pessoas mortas sendo, três em São Paulo e duas no Rio de Janeiro.

Veja Também

De acordo com a Climatempo, a ventania observada em diferentes partes do país está relacionada à passagem de uma frente fria, responsável por intensificar a circulação dos ventos e alterar as condições meteorológicas em diversas regiões brasileiras.

Recomendações de segurança do Inmet

Diante da previsão de ventos mais fortes, o Instituto Nacional de Meteorologia orienta que a população evite permanecer sob árvores durante as rajadas, devido ao risco de queda de galhos e à possibilidade de descargas elétricas.

Outra recomendação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia, postes ou placas de propaganda, estruturas que podem ser afetadas pelos ventos.

Em situações de emergência, o Inmet orienta que a população acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros Militar por meio do número 193.

As autoridades também recomendam acompanhar os boletins meteorológicos para verificar possíveis atualizações nas condições do tempo.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:28, 13 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefetura do Paulista inaugura banheiros públicos inteligentes e autolimpantes na Aurora e no Janga.
Estruturas

Prefetura do Paulista inaugura banheiros públicos inteligentes e autolimpantes na Aurora e no Janga

Os equipamentos funcionam diariamente, das 5h às 23h, e foram instalados para ampliar a infraestrutura disponível a moradores, comerciantes, turistas e demais frequentadores dos espaços.

Olinda decreta luto oficial de três dias pela morte da mãe do ex-prefeito Lupércio.
Despedida

Olinda decreta luto oficial de três dias pela morte da mãe do ex-prefeito Lupércio

De acordo com o decreto, a medida representa uma homenagem à trajetória de vida de Dona Léo, marcada pelos valores familiares, pela dedicação à educação.

Polícia Ambiental apreende 77 aves silvestres e espingarda na Feira do Cordeiro, no Recife.
Animais

Polícia Ambiental apreende 77 aves silvestres e espingarda na Feira do Cordeiro, no Recife

A operação teve como foco a fiscalização de irregularidades no local. Durante as incursões, os policiais identificaram pessoas que mantinham aves silvestres ilegalmente.

mais notícias

+

Newsletter