O instituto reuniu orientações para se proteger do fenômeno, como não se abrigar debaixo de árvores e desligar aparelhos eletrônicos.
30 de agosto de 2024 às 09:18 - Atualizado às 10:01
PERNAMBUCO: INMET alerta para VENTOS de até 60km/h nesta sexta (30). Arte montagem: Portal de Prefeitura.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo comunicado para esta sexta-feira, 30 de agosto, sobre o vendaval que pode atingir o estado de Pernambuco e afetar as regiões do Agreste e do Sertão. Segundo a instituição, o grau de severidade do fenômeno é de perigo potencial até a às 18h do dia.
O vento pode variar entre 40 km/h e 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores. Pelo mapa divulgado, é possível ver que quase todo o Nordeste será atingido pelo fenômeno.
Em caso de rajadas de ventos, as pessoas não devem se abrigar embaixo de árvores, e nem estacionar carros próximo de torres de transmissão e placas, para evitar descarga elétrica. Outra orientação é que as janelas e portas fiquem fechadas, além de desligar aparelhos elétricos.
Também podem ser afetados os estados da Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
No último dia 22, o Inmet emitiu um alerta amarelo, também de perigo potencial, para o Sertão, Agreste e Zona da Mata de Pernambuco.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no litoral de Pernambuco, a média da velocidade dos ventos no mês de agosto é de 11.2 km/h.
Em maiores dificuldades, ligue para Defesa Civil, pelo fone 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A lista de municípios que serão atingido pode ser conferida no site oficial do Inmet.
Este é o terceiro aviso de vendaval emitido pelo instituto meteorológico em agosto. Na última quarta-feira, 22 de agosto, um alerta amarelo, também de perigo potencial, foi divulgado para o Sertão, Agreste e Zona da Mata de Pernambuco.
3
10:14, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A ação integra o conjunto de estratégias do Governo de Pernambuco para garantir assistência rápida, segura e qualificada durante os festejos de Momo.
O maior bloco carnavalesco do mundo afirmou que, ao contrário do que o clube alegou, "o que está em jogo não é concorrência, mas identidade cultural".
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
mais notícias
+