Pernambuco, 14 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Pernambuco: grupo que falsifica carteiras de estudantes em site "pirata", é alvo da polícia

A quadrilha lucrou mais de R$ 4 milhões por ano apenas no estado pernambucano. As buscas acontecem no Recife, Olinda e Gravatá, no Agreste.

25 de outubro de 2024 às 08:19   - Atualizado às 08:55

Carteiras de estudantes falsas apreendidas.

Carteiras de estudantes falsas apreendidas. Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou nesta sexta-feira, 25 de outubro, a Operação Half Pass, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na falsificação de carteiras de estudante e na criação de um site falso de “meia entrada”. A ação é comandada pela 9ª Delegacia Seccional da Polícia Civil, sob coordenação da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM).

Como agia a organização criminosa

De acordo com a Polícia, o grupo criminoso falsificava carteiras estudantis, enganando estudantes que acreditavam estar adquirindo documentos legítimos para obtenção de descontos em eventos culturais e esportivos. As carteiras falsas e o site fraudulento geraram um lucro estimado de mais de R$ 4 milhões por ano apenas em Pernambuco.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

 "Trata-se de um esquema nacional", disse a polícia, por meio de nota. 

A operação e investigação

A investigação teve início em setembro de 2024, após uma prisão em flagrante em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Na Operação Half Pass, 11 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 14ª Vara Criminal da Capital.

Leia Também

Mandados cumpridos e forças mobilizadas

Cerca de 50 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães, estão envolvidos na operação. As buscas acontecem no Recife, Olinda e Gravatá, no Agreste pernambucano, com o objetivo de coletar provas e desarticular a estrutura da organização criminosa.

Operação prende três suspeitos por assalto a carros-fortes, tráfico e lavagem de dinheiro

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) prendeu, na quarta-feira, 23 de outubro, três suspeitos de integrarem uma organização criminosa especializada em roubo de veículos de transporte de valores, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Durante a operação, realizada com a participação de 18 policiais, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em um sítio na Zona Rural de Glória do Goitá, local utilizado pelo grupo para armazenar armas e drogas. 

No sítio, foram apreendidas uma espingarda calibre 32, uma carabina calibre 44, uma pistola calibre .40, uma pistola calibre 9mm, dois revólveres calibre 38, dois carregadores, 189 munições de diversos calibres e duas placas balísticas, além de sete celulares e três veículos.

Os suspeitos possuem um vasto histórico criminal. Um dos presos é acusado de dois homicídios em Floresta, enquanto outro responde por um homicídio na mesma cidade e por tentativa de homicídio em Paulista.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

09:59, 14 Jan

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Chuvas no Recife.
Alerta

Recife renova estado de atenção nesta terça (14); CHUVAS já superam média esperada para janeiro

As autoridades destacam que as condições climáticas podem impactar a rotina da população em diferentes regiões da capital pernambucana.

Pessoas andando peos trilhos após o metrô paralisar.
Situação

METRÔ PARADO: Linhas Centro e Sul apresentam problemas durante fortes CHUVAS no Grande Recife

De acordo com a CBTU, a falha na subestação pode ter sido causada por um raio ou outro evento climático, ainda sob investigação.

Chuvas no Grande Recife.
Dados

APAC divulga as cinco cidades do GRANDE RECIFE onde mais choveu nas últimas 24 horas

A recomendação é que moradores de áreas de risco redobrem a atenção.

mais notícias

+

Newsletter