Pernambuco, 08 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco fecha primeiro quadrimestre de 2026 com o melhor resultado no combate às mortes violentas

Foram 942 homicídios registrados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de janeiro a abril, sendo a primeira vez, em mais de duas décadas, que o número ficou abaixo de mil casos no período.

Redação

06 de maio de 2026 às 09:15   - Atualizado às 09:17

Raquel Lyra com policial militar.

Raquel Lyra com policial militar. Foto: Divulgação

Pernambuco registrou, no primeiro quadrimestre deste ano, o melhor resultado da série histórica em Mortes Violentas Intencionais (MVIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Foram 942 homicídios registrados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de janeiro a abril, sendo a primeira vez, em mais de duas décadas, que o número ficou abaixo de mil casos no período. Isso representa uma queda de 31% em relação a 2004, no início da série histórica, quando houve 1.366 registros, e de 53,8% em comparação a 2017, ano em que os homicídios atingiram o ápice, com 2.040 casos. 

“Nosso Estado vem apresentando resultados importantes na redução da violência, e isso não acontece por acaso. É fruto de muito trabalho, integração das forças de segurança e investimentos que estamos fazendo de forma contínua. Temos reforçado o efetivo, trocado os equipamentos, ampliado o uso da tecnologia e garantido melhores condições para quem está nas ruas. A nossa prioridade é proteger a vida das pessoas e dar mais tranquilidade às famílias pernambucanas. Vamos seguir trabalhando com firmeza para avançar ainda mais”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 

Ainda segundo dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da SDS, o período entre janeiro e abril de 2026 registrou mais um marco na segurança pública do Estado: o melhor resultado da série histórica em CVPs, com 9.702 casos. O resultado representa uma redução de 43,4% em relação a 2011, início da série, quando foram registrados 17.129 casos. A queda se torna ainda mais significativa quando comparada a 2017, ano em que os roubos violentos atingiram o pico, com 41.954 ocorrências. Nesse cenário, Pernambuco alcança uma redução de 76,9%. A redução no número de homicídios e de roubos reflete os avanços do Programa Juntos pela Segurança, que completa quatro anos em 2026 e vem se consolidando como uma política pública efetiva, baseada em investimentos e na integração das forças policiais.

“Com a implantação do Juntos pela Segurança, as estatísticas de criminalidade vêm melhorando ano a ano. Em relação a 2022, último ano sem o novo plano, registramos uma queda de 26,5% nos homicídios e de 42,8% nos roubos violentos. Além disso, estamos alcançando os menores índices de criminalidade de toda a série histórica. Esse resultado é reflexo de investimentos robustos na ampliação do efetivo, em equipamentos e tecnologia, somados às ações ostensivas, repressivas e de inteligência das nossas operativas”, pontuou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Feminicídio

O quadrimestre também apresenta redução nos casos de feminicídio. Entre janeiro e abril deste ano, foram registradas 24 ocorrências, contra 38 no mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 36,8%. Em março, o Governo do Estado lançou o programa 197 Mulher (197mulher.pe.gov.br) , uma plataforma digital voltada ao atendimento e à orientação de mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Pernambuco. A ferramenta funciona como um canal virtual de acolhimento e orientação, ampliando o acesso das vítimas aos serviços de proteção.

Em casos de emergência, a orientação é ligar para o 190. Para denúncias anônimas, a SDS disponibiliza os números 181 e 0800 081 5001. O sigilo é garantido, e a ligação é gratuita em todo o Estado. Também é possível registrar denúncias pelos sites denunciainterativa.sds.pe.gov.br e portaisgoverno.pe.gov.br/web/ouvidoria/fale-conosco.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:26, 08 Mai

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Fernanda Brum e Emerson Cruz.
Gospel

Fernanda Brum anuncia turnê de Dia dos Namorados pelo Nordeste; veja locais e datas

Os shows serão feitos ao lado do marido da artista, o pastor Emerson Cruz e terá participações de outros nomes da música cristã.

São João na Roça
Caruaru

São João na Roça chega a Xicuru e Malhada de Pedra com shows de Sirano e Sirino e Liv Moraes

Festejos descentralizados de Caruaru levam a essência do forró e grupos de cultura popular para a zona rural nesta sexta (8) e sábado (9); veja os horários.

Raquel Lyra assinando documento. Foto: Divulgação.
Chamada

Governo de Pernambuco convoca mais de 100 professores aprovados em seleção da educação; veja lista

O novo chamamento contempla profissionais de diferentes áreas da educação básica e segue as regras estabelecidas no edital divulgado em outubro de 2025.

mais notícias

+

Newsletter