Pernambuco, 03 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco registra queda nos principais indicadores criminais no sertão, revela SDS

Redução desde homicídios, passando por violência de gênero, roubos e furtos. E como destaque, não foram registrados crimes de homicídios contra mulher e feminicídios na região. 

Romildo Lacerda

22 de abril de 2026 às 16:27   - Atualizado às 16:33

Polícia Militar em ação no sertão do estado

Polícia Militar em ação no sertão do estado Foto divulgação SDS

O sertão pernambucano finalizou o mês de março com queda nos principais indicadores de criminalidade, que abrange desde homicídios, passando por violência de gênero, roubos e furtos. Como destaque, não foram registrados crimes de homicídios contra a mulher e feminicídios na região. 

Ambos os crimes tiveram redução de 100%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em março de 2025, foram registrados cinco homicídios contra a mulher e dois feminicídios. A Violência Contra Mulher (VCM) diminuiu de 1.353 em março de 2025 para 1.313 em março de 2026, o que corresponde a -3%. Os dados são da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS).

As estatísticas mostram, ainda, que a região do Sertão apresentou queda de 45,5% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs), no período. Os homicídios reduziram de 55 para 30 casos, em março de 2025 e 2026, respectivamente. Assim como os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) caiu de 127 para 100 registros, um percentual de -21,3%.

Os números demonstram o fortalecimento das investigações e o compromisso com a responsabilização dos autores de crimes. Chamamos atenção, por exemplo, para o município de Serra Talhada que contabilizou 77 dias sem registros de homicídio, e o de Petrolina, que registrou em março, o melhor mês da série história, no que se refere a crimes de homicídios”, pontuou o gerente de Controle Operacional da PCPE do Interior 2, delegado Gregório Ribeiro.

O diretor Integrado do Interior 2 (DINTER 2), da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Flávio França, destacou a redução dos indicadores em março.

Veja Também

“Um mês fruto de muito trabalho, empenho e dedicação dos nossos policiais, além da integração com as demais operativas, fazendo com que possamos alcançar mais efetividade e resultados”, declarou o coronel.

Com resultados significativos no combate à criminalidade. Houve uma redução de 45,5% nos casos de homicídio. Foram 30 Mortes Violentas Intencionais (MVI) registradas em março de 2026, contra 55 em março de 2025.

O Sertão pernambucano, em março, também registrou quedas significativas nas modalidades de roubos de veículos (-21,7%), furtos de veículos (-15,8%), furtos de cargas (-50%), celulares subtraídos (-54,9%), assim como nos crimes de estupro (-39,7%) e estupro de vulnerável (-37,8%).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:33, 03 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Obra na Avenida Costa Azul.
Mobilidade

Em Paulista, Avenida Costa Azul começa a receber obras de recuperação do asfalto

Intervenção prevê recapeamento de 1,5 quilômetro da via e integra pacote de obras executado em parceria entre o Governo do Estado e o Município.

Investimentos a startups e projetos de inovação em Pernambuco.
Iniciativas

Novos editais destinam R$ 4,5 milhões a startups e projetos de inovação em Pernambuco

As ações são coordenadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com recursos do Fundo INOVAR-PE e execução da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

Lacen-PE.
Compromisso

Lacen-PE investe R$ 1,7 milhão em equipamentos para ampliar diagnóstico da tuberculose no interior de Pernambuco

Novas máquinas GeneXpert ampliam a capacidade de exames moleculares e levam diagnóstico mais rápido a Garanhuns e Salgueiro.

mais notícias

+

Newsletter